PRODUÇÃO ESCRITA E COESÃO TEXTUAL: É POSSÍVEL TRABALHAR COM A SEQUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA?

Talita Goulart Ferreira

Resumo


Esse artigo trata das questões que envolvem a produção de textos em sala de aula. Tendo em vista que o ensino de língua portuguesa deve promover e estimular atividades que desenvolvam a produção escrita do aluno-autor, pretendemos apresentar atividades elaboradas a partir de uma proposta de escrita de um Livro Didático a ser realizada em sala de aula. Sabe-se que o LD é uma ferramenta bastante utilizada nas escolas e, por isso, propusemos o seu uso em sala de aula. Para isso, porém, professor tem o papel fundamental no que diz respeito ao uso do LD, devendo fazer um uso consciente desse material e realizar adaptações das atividades propostas sempre que necessário. Selecionamos uma atividade de um LD que explora uma proposta de escrita do gênero artigo, com ênfase nos conhecimentos enciclopédico e interacional. Dessa forma, acrescentamos questões relacionadas ao conhecimento linguístico do aluno e daremos enfoque ao uso de conectores no processo de escrita do gênero artigo. Os resultados desse trabalho indicam que é possível planejar o ensino de produção de textos a partir de atividades encontradas no LD. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2525-3441


INDEXADORES:

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/1301/1/azul.jpg

Resultado de imagem para latindex

  Resultado de imagem para livre revistas de livre acesso

 

VISITANTES MUNDIAIS DA AFLUENTE: REVISTA DE LETRAS E LINGUÍSTICA