UMA ABORDAGEM TEXTUAL-DISCURSIVA DO GÊNERO RESENHA

Autores

  • Ivan Vale de Sousa

Resumo

Ensinar os gêneros textuais nas práticas escolares se tornou frequente nos propósitos de aprendizagem da língua. Os objetivos deste trabalho são: conceituar os gêneros textuais e funções nas práticas escolares; focalizar o estudo textual-discursivo do gênero resenha e sua relação com o suporte; destacar a produção de resenhas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, de Parauapebas, sudeste do Pará e, por fim, analisar os argumentos utilizados na produção pelos sujeitos na descrição, avaliação das obras-base: livro didático e filme. Os resultados se confirmam mediante intervenção metodológica e dialógica entre os produtores e o contexto de abordagem do gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Como Citar

de Sousa, I. V. (2017). UMA ABORDAGEM TEXTUAL-DISCURSIVA DO GÊNERO RESENHA. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 10–26. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/7673

Edição

Seção

Seção Temática: A produção de gêneros textuais na escola