FILOSOFIA E LITERATURA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Luis Fernando Lima e Silva

Resumo


Pretende-se, com este artigo, refletir sobre a importância da interdisciplinaridade, assim como também, apresentar uma prática de ensino que privilegia a intersecção entre filosofia e a literatura. Este estudo é resultado de uma prática e reflexão sobre a prática, na aula de filosofia do 1º ano do ensino médio de um colégio público da rede estadual de São Paulo. A partir da leitura de textos literários, pesquisa de conceitos filosóficos e mediação do professor, verificou-se, no resultado da prática, um profícuo diálogo entre a leitura literária e a leitura filosófica, do ponto de vista interpretativo, analítico e crítico, fomentando a compreensão da importância na integração das disciplinas curriculares como algo necessário à diminuição da fragmentação dos saberes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2525-3441


INDEXADORES:


http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/1301/1/azul.jpg

Resultado de imagem para latindex

 

 

  Resultado de imagem para livre revistas de livre acesso

 

VISITANTES MUNDIAIS DA AFLUENTE: REVISTA DE LETRAS E LINGUÍSTICA