A LIBRAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO BAIRRO CODÓ NOVO NA CIDADE DE CODÓ – MA

Autores

  • Guilherme Willisgnton Tavares Pereira
  • Rosália Ferreira da Silva
  • Cristiane Dias Martins da Costa

Resumo

A utilização da Libras no âmbito escolar é de grande relevância ao possibilitar a promoção da inclusão, como também a aceitação do surdo que poderá se comunicar e desenvolver aprendizados através da utilização de sua língua materna. A pesquisa está direcionada para tratar da importância da Libras na inclusão do aluno surdo e a necessidade de Tradutores Interpretes de Língua de Sinais (TIL) nas escolas públicas de Codó. Utilizou-se da aplicação de questionários aos professores do 5º ano e aos gestores das escolas municipais do bairro Codó Novo na cidade de Codó/Ma. A pesquisa tem por base bibliográfica principalmente os autores Deus (2012), Quadros (2004) e Domingos (2014) para desenvolver conceitos sobre surdez, TIL e as posturas necessárias do professor no tratamento com o aluno surdo. Foi observado durante a pesquisa a falta de Tradutor Interprete de Língua de Sinais nas escolas pesquisadas, assim como de professores capacitados para o atendimento de alunos surdos, sem conhecimento da Libras. A maioria dos professores entrevistados está inserido no grupo dos ouvintes brasileiros que não tem o conhecimento da Libras e todos julgaram-se incapacitados de prover o atendimento adequado aos alunos surdos em uma sala de aula.

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Publicado

2017-03-07

Como Citar

Pereira, G. W. T., da Silva, R. F., & da Costa, C. D. M. (2017). A LIBRAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO BAIRRO CODÓ NOVO NA CIDADE DE CODÓ – MA. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 1(3), 40–59. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/6464

Edição

Seção

Libras: conquistas e desafios após Decreto nº 5626/2005