INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCRITA DO SURDO

Anny Wanneska Loureiro Brás, Marisa Pascarelli Agrello

Resumo


Nossa experiência com a Psicopedagogia nos proporcionou encontros com alunos surdos que apresentavam dificuldades na escrita da Língua Portuguesa e na compreensão leitora da língua. Essa problemática consiste na dificuldade da elaboração de um discurso escrito, pois, a forma como os surdos escrevem não está bem articulada de acordo com a estrutura gramatical da Língua Portuguesa, visto que sua primeira língua é a língua de sinais, pois para os surdos a aquisição da escrita, representa a alfabetização e letramento de uma segunda língua com diferenças fonológicas, morfológicas e sintáticas, por isso apresentam ‘irregularidades’ na escrita, visto que essas ‘irregularidades’ coincidem com construções próprias de sua primeira língua, a língua de sinais. É de suma importância entender as especificidades do processo de aprendizagem da escrita do surdo de nosso país, pois esses alunos estão inseridos em instituições escolares em que muitas vezes seus professores e gestores desconhecem suas especificidades o que dificultam pensar em propor alternativas que melhorem a prática pedagógica, favorecendo um aprendizado efetivo para que o surdo possa aprender os demais conteúdos acadêmicos que chegam para eles através da escrita da língua portuguesa. Para tanto faz-se necessário a figura do Psicopedagogo para mediar relações e o processo de escrita do surdo através de suas técnicas avaliativas e interventivas. Subsídios teóricos em Beyer (2004), Carnio, Couto e Lichtig (2000), Fernandes (1999, 2000), Goldfeld (2002), Kozlowski (2000) e Quadros (1997) que, associados a outros adquiridos por experiências e em fontes bibliográficas que possibilitaram a reflexão sobre a problemática do processo de aquisição da escrita do surdo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2525-3441


INDEXADORES:

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/1301/1/azul.jpg

Resultado de imagem para latindex

  Resultado de imagem para livre revistas de livre acesso

 

VISITANTES MUNDIAIS DA AFLUENTE: REVISTA DE LETRAS E LINGUÍSTICA