O letramento escolar e os processos de aquisição da escrita

Autores

  • Sandra Maria Lemos Campelo Secretaria de Estado da Educação do Piauí
  • Flávia Alves de Freitas Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Vargem Grande

Palavras-chave:

Oralidade, Escrita, Ensino de Língua Portuguesa, Letramento.

Resumo

Neste artigo analisamos as ocorrências de falta de apropriação das convenções da escrita ortográfica ocasionada pela lacuna no letramento em textos escritos por alunos de nono ano do Ensino Fundamental, em situação escolar e em situação de convívio social – uso da língua nas interações em rede social: facebook. Os textos foram analisados com o intuito de observar a relação existente entre a fala e escrita, buscando explicar como a oralidade e as mudanças nos hábitos sociais, impulsionadas pelas mídias e tecnologias, interferem no uso e no aprendizado da língua escrita, no que concerne à grafia das palavras. As leituras realizadas e a análise dos fatos linguísticos demonstram que, apesar de estar concluindo a segunda etapa da educação básica, ainda é muito recorrente nos textos dos alunos a escrita de palavras baseadas na consciência fonológica, aqui compreendida como um recurso metalinguístico que associa letras a uma representação sonora. Além disso, é possível perceber que o dinamismo das línguas e a influência que o contexto social exerce sobre elas é fator determinante para a aprendizagem da língua. Nessa perspectiva, a prática pedagógica do professor de língua portuguesa, embasada na concepção de letramento, proporcionará mudanças significativas no trabalho docente, para a aquisição da linguagem escrita, porque direciona o aprendizado para uma prática contextualizada da cultura letrada.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

CAMPELO, Sandra Maria Lemos; OLIVEIRA, Flávia Alves de Freitas.
O letramento escolar e os processos de aquisição da escrita
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 1, n. 2, p. 116–131, 15 Dez 2016Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura: a pesquisa, a teoria e o método