Os gêneros textuais orais e escritos na Educação de Jovens e Adultos

Ivan Vale de Sousa, Paulo da Silva Lima

Resumo


O contexto da Educação de Jovens e Adultos é permeado por desafios, principalmente, quando se trabalha com a diversidade discente e do ensino de língua materna. Nesse sentido, o referido trabalho, objetiva discutir a importância da abordagem dos gêneros orais e escritos no âmbito do processo de escolarização de jovens, adultos e idosos; correlacionar as experiências que esses estudantes trazem à escola e apresentar as singularidades do gênero resumo nas atividades de letramento com o público dessa modalidade. Além disso, aborda e descreve, sucintamente, o trabalho com gênero em uma turma de 4ª etapa de uma instituição pública, localizada à cidade de Parauapebas, sudeste do Pará. A metodologia utilizada define-se como reflexivo-prática, enfocando nas habilidades de oralidade e escrita. Assim, espera-se que os apontamentos apresentados ao longo deste trabalho possibilitem que sejam repensadas as práticas de ensino-aprendizagem com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Gênero resumo; Atividades de letramento.

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ISSN 2525-3441


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