Os gêneros textuais/discursivos como mediadores do complexo processo de ensino-aprendizagem de língua materna por meio de sequências didáticas

Élida Ferreira Lins, Angela Patricia Felipe Gama, Fábio Marques de Souza

Resumo


O presente artigo tem como enfoque o complexo processo de ensino-aprendizagem de língua materna no contexto dos gêneros textuais/discursivos, e objetiva refletir sobre as possibilidades de ensino de língua materna por meio dos gêneros dentro da orientação metodológica sequência didática. Esta pesquisa tem justificativa na complexidade que enseja o ensino de língua materna e nas potencialidades permitidas pela integração do ensino de gêneros mediado por sequências didáticas em prol do preparo de cidadãos letrados. Este trabalho constitui um diálogo entre ensino-aprendizagem de língua materna e gêneros, tendo por suporte a concepção interativa de língua e, desta forma, considera a sequência didática como um caminho promissor nesse processo. Diante do exposto, concluímos nossa premissa inicial de que a bibliografia consultada prevê a indispensabilidade do trabalho de língua materna mediado pelos gêneros, assim como de que a sequência didática, quando bem conduzida, por meio de mediação adequada, pode despertar o interesse dos alunos, e possibilitar a abordagem do contexto social dos envolvidos no processo, além de atender às minúcias (sociocomunicativas e estruturais) que envolvem o complexo processo de ensino-aprendizagem de língua materna.


Palavras-chave


Gêneros discursivos; Ensino-aprendizagem; Língua materna; Sequência didática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2525-3441


INDEXADORES:

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/1301/1/azul.jpg

Resultado de imagem para latindex

  Resultado de imagem para livre revistas de livre acesso

 

VISITANTES MUNDIAIS DA AFLUENTE: REVISTA DE LETRAS E LINGUÍSTICA