SARAMAGO E O DEUS CRUEL: o sujeito na Literatura e na Psicanálise

Autores

  • Amanda Lopes de Freitas Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET - MG
  • Gerson Luiz Roani Universidade Federal de Viçosa - UFV

Palavras-chave:

José Saramago, Psicanálise, Sujeito, Sintoma

Resumo

De  acordo  com  Sigmund  Freud  (2010),  o  sujeito  é  capaz  de  sublimar  recalques inconscientes que,  trazidos ao pré-consciente, podem ser convertidos em expressões  artísticas, gerando o movimento do “gozo duplicado”. Tendo como corpus a obra O Evangelho Segundo Jesus  Cristo  (1991),  de  José  Saramago,  a  seguinte  pesquisa  se  apoia  na  hipótese  de  que  a Psicanálise opera diretamente sobre a linguagem literária e também na leitura do indivíduo e das suas  relações  sociais,  partindo  do  pressuposto  de  que  o  símbolo  adquire  valor  de  sintoma. Pretende-se com esta pesquisa esboçar uma teorização sobre o sujeito saramaguiano, tendo em vista uma ótica interdisciplinar, na qual Literatura e Psicanálise dialogam abertamente, fundem-se e complementam-se ante o ato ficcional.
 
Palavras-chave: José Saramago. Psicanálise. Sujeito. Sintoma.   
 
Abstract

According  to  Sigmund  Freud  (2010),  the  subject  is  able  to  sublimate  unconscious repressions  which,  bring  to  the  preconscious,  may  be  converted  into  artistic  expressions, generating the movement of the “doubled joy”. Chosen as corpus the literary text In The Gospel According  to Jesus Christ  (1991), by José Saramago,  this  research  is based on  the hypothesis that  the Psychoanalysis operates directly on  the  literary  language, as well as on  the  individual reading  and  his  social  relations,  from  the  presupposition  that  the  symbol  has  a  value  of symptom.  It  is  intended  to  outline,  with  this  research,  a  theorizing  on  the  saramaguiano´s subject,  in view of an  interdisciplinary optic,  in which Literature  and Psychoanalysis dialogue
openly, merge and complement before the fictional act.
 
Keywords: José Saramago. Psychoanalysis. Subject. Symptom.

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Biografia do Autor

Amanda Lopes de Freitas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET - MG

Mestre em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Possui graduação em Letras  pela  mesma  instituição  (Português/Literaturas  de  Língua  Portuguesa,  2011).  Atualmente  é professora substituta no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG/ Campus I e  II),  lecionando  para  o  Ensino Médio  e  Graduação.  Desenvolve  pesquisa  na  área  de  Literaturas  de Língua  Portuguesa  e  Literatura  Comparada.  Interesses  de  pesquisa:  Teatro  de  Gil  Vicente;  Literatura Medieval Ibérica; Prosa literária Contemporânea.

Gerson Luiz Roani, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestre  em  Letras  (Literatura  Comparada)  pela  Universidade  Federal  do  Rio Grande  do  Sul  (1998).
Doutor em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), com estágio de pesquisa doutoral (Doutorado Sanduíche) na Biblioteca Nacional de Lisboa. Pós-Doutorado na Universidade  de  Coimbra,  de  09/2013  a  02/2014.  Atualmente  é  Professor  Associado  1  de  Literatura Portuguesa  da  Universidade  Federal  de  Viçosa  (UFV),  Minas  Gerais,  atuando  na  Graduação  e  no Programa de Pós- Graduação em Letras.

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Publicado

2016-06-08

Como Citar

Freitas, A. L. de, & Roani, G. L. (2016). SARAMAGO E O DEUS CRUEL: o sujeito na Literatura e na Psicanálise. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 1(1). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/4754

Edição

Seção

Seção Livre