O ENSINO DE VOCABULÁRIO NA SALA DE AULA: reflexões e práticas para a produção de textos na educação básica

Luís Henrique Serra

Resumo


Este texto é um conjunto de reflexões sobre o ensino de vocabulário e sua importância para a produção e coesão do texto. Parte-se do pressuposto que o conhecimento do vocabulário e  seu  funcionamento  são  importantes para  a  construção de  textos  adequados  e que  funcionam
em  nossa  sociedade.  Nesse  sentido,  serão  tecidas  algumas  considerações  sobre  o  ensino  de vocábulo nas escolas do Brasil, bem como o ensino de  leitura e produção  textual nas aulas de língua  portuguesa  e  o  lugar  do  dicionário  na  aquisição  do  conhecimento  linguístico. Por  fim, serão  apresentadas  atividades  que  levam  em  consideração  a  reflexão  do  ensino  de  vocábulo contextualizado, que  resulta,  nessa perspectiva, na habilidade de produção  e  leitura de  textos. Nessa  perspectiva,  parte-se  dos  pressupostos  colocados  por  Antunes  (2012)  e  Xatara  et  al. (2011), que, em suas pesquisas, alinham conhecimento lexicográfico e produção textual. Busca-se  um  reconhecimento  da  importância  do  conhecimento  lexical  para  o  ensino  de  língua portuguesa.
 
Palavras-chave: Vocabulário. Leitura e produção textual. Ensino.
 
Abstract

This text is a set of reflections about the teaching of  vocabulary and its importance to the  production  and  cohesion  of  a  text.  We  assume  that  knowledge  of  vocabulary  and  its operation  are  important  for  the  construction  of  appropriated  texts  that work  in our  society.  In this sense, we will make some considerations about the teaching of words in schools in Brazil, as well as the teaching of reading and textual production in Portuguese language classes and the place  of  the  dictionary  in  the  acquisition  of  linguistic  knowledge.  Finally,  we  will  present activities that consider the reflection of contextualized teaching of vocabulary, which results, in this perspective, on  the ability of producing and  reading  texts.  In  this perspective, we  consider the  works  of Antunes  (2012)  and  Xatara  et  al.  (2011), which,  in  their  research,  they align lexicographical  knowledge  and  textual  production.  With  this  paper,  we  aim  the recognition of the importance of lexical knowledge to the teaching of Portuguese language.  
 
Keywords: Vocabulary. Reading and textual production. Teaching.


Palavras-chave


Vocabulário; Leitura e produção textual; Ensino

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2525-3441


INDEXADORES:

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/1301/1/azul.jpg

Resultado de imagem para latindex

  Resultado de imagem para livre revistas de livre acesso

 

VISITANTES MUNDIAIS DA AFLUENTE: REVISTA DE LETRAS E LINGUÍSTICA