Memórias de Modernistas

Autores

  • Simone Braga Guerreiro ISAT - Instituto Superior Anísio Teixeira

Palavras-chave:

Literatura

Resumo

Esta artigo tem por objetivo investigar as memórias de autores modernistas, notadamente, Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, José Lins do Rego e Cyro dos Anjos, privilegiando as estratégias de autorrepresentação adotadas pelos autores nas suas obras Infância, Um homem sem profissão - sob as ordens de mamãe, Meus verdes anos e A menina do sobrado. Tal abordagem tem como objeto de reflexão os elementos que são relevantes para a configuração de uma identidade narrativa na escrita autobiográfica.  Das diferentes formas de autofiguração retiramos as estratégias textuais a que recorre uma escrita de si em certo espaço, em certo tempo e em certa linguagem. Nossa perspectiva se apresenta como uma indagação sobre os procedimentos usados na construção da identidade, considerando que as cenas selecionadas pelo escritor elaboram a autoimagem que ele deseja construir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Braga Guerreiro, ISAT - Instituto Superior Anísio Teixeira

Possui graduação em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade de Nova iguaçu - UNIG, especialização em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense. Desenvolve estudos sobre temas ligados à leitura, escrita e experiência, direcionando suas investigações para a memória individual e cultural.

Referências

ANDRADE, Mário. Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Martins; Brasília, INL, 1972.

ANDRADE, Oswald. O dente do dragão: entrevistas. São Paulo: Globo, 2009.

ANDRADE, Oswald. Um homem sem profissão: sob as ordens de mamãe. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

ANJOS, Cyro dos. A menina do sobrado. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Garnier, 1994.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

CANDIDO, Antonio. Poesia e ficção na autobiografia. In: ______. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987.

______. Ficção e confissão: ensaios sobre Graciliano Ramos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

______. O significado de “Raízes do Brasil”. In: HOLLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

______. Estratégia. In: ______ . Brigada ligeira. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.

CASTELLO, José Aderaldo. José Lins do Rego: modernismo e regionalismo. São Paulo: EDART, 1961.

GALLE, Helmut. Elementos para uma nova abordagem da escritura autobiográfica. Revista Matraga, Rio de Janeiro, n. 18, 2006.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. In: NORONHA, Jovita Maria Gerheim (Org.). O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

LINS, Álvaro. Literatura e vida literária: diário e confissões. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.

MARQUES, Reinaldo. Sujeito, identidade e autobiografia em Cyro dos Anjos. In: JOBIM, José Luís et al (Org.). Lugares dos discursos literários e culturais: o local, o regional, o inter-nacional, o planetário. Niterói: EdUFF, 2006.

MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

MOLLOY, Sylvia. Vale o escrito: a escrita autobiográfica na América Hispânica. Trad. Antônio Carlos Santos. Chapecó: Argos, 2003.

NAVA, Pedro. Beira-mar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

PIÑON, Nélida. Coração andarilho. Rio de Janeiro: Record, 2009.

RAMOS, Graciliano. Infância. Rio de Janeiro: Record, 2009.

REGO, José Lins do. Homens e mulheres. In: ______. Gordos e magros. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1942.

REGO, José Lins do. Meus verdes anos: memórias. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

SANTIAGO, Silviano. A permanência do discurso da tradição no modernismo. In: ______ Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

______. A ficção brasileira modernista. In: ______. Vale quanto pesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1982.

______ . A vida como literatura: o amanuense Belmiro. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

SENNA, Homero. Revisão do Modernismo. In: BRAYNER, Sonia (Org.). Graciliano Ramos: coleção fortuna crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

______. República das letras: entrevistas com vinte grandes escritores brasileiros. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

STEEN, Edla Van. Cyro dos Anjos: entrevista. In:_________. Viver e escrever. Porto Alegre: L&PM, 1982. v.2

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Guerreiro, S. B. (2021). Memórias de Modernistas. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 6(18), 193–212. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/15615

Edição

Seção

Dossiê Literatura, Escritura e Memória