Caramuru, o jogo

Autores

Palavras-chave:

Adaptação, Caramuru, Videogame, Roteiro.

Resumo

O presente artigo relata e analisa a adaptação para videogame realizada por José Vieira Júnior, do poema épico Caramuru: poema épico do descobrimento da Bahia, de Frei José de Santa Rita Durão. Tem como escopo analítico os arquétipos e as etapa da jornada do escritor descritos por Vogler (2015). Constatou-se que tanto os arquétipos quanto as etapas da jornada do escritor foram utilizados na adaptação como parâmetros para a escrita do argumento e do roteiro, constituindo-se ferramenta bastante útil na empreitada adaptativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dílson César Devides, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Colegiado de Letras - Câmpus Bacabal

Doutor em Letras - Estudos Literários pelo IBILCE/Unesp.

Mestre em Letras - Estudos Literários pela UFMS.

Graduado em Letras - português/espanhol pela UEPG.

Professor de Literatura no Dep. de Letras, UFMA, Câmpus Bacabal

Referências

DEVIDES, D. C. Do épico ao videogame: Caramuru e as novas mídias. 2018. 178 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/180243>.

DEVIDES, D. C.; VIEIRA JÚNIOR, J.; DEVIDES, M. M. Adaptação e roteirização de literatura: Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão. V@rvItu, Itu, n. 6, p. 162-177, jun. 2017. Disponível em <https://issuu.com/varvitu/docs/artigo_9>. Acesso em 18 set. 2020.

RIBEIRO, E. F. N. Deus e o diabo na terra do sol: Caramuru como representação épica da colonização. 205 f. Tese (Doutorado) - Curso de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

VIEIRA JÚNIOR, J. Adaptação e roteirização de literatura: Caramuru de, Frei José de Santa Rita Durão. 64 f. TCC (Graduação) – Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, Faculdade de Tecnologia de Lins Prof. Antonio Seabra, Lins, 2016. Disponível em: <http://www.fateclins.edu.br/v4.0/informacoesTrabalhoGraduacaoAluno.php?idTG=227>. Acesso em: 30 jul. 2016.

VOGLER, C. A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores. 3.ed. Trad. Petê Rissatti. São Paulo: Aleph, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Devides, D. C. (2020). Caramuru, o jogo. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 5(16), 112–127. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/15441

Edição

Seção

Estudos Literários