A INTERMINÁVEL PEREGRINAÇÃO: A ESCRITA REVOLUCIONÁRIA DE OSMAN LINS

Autores

Palavras-chave:

Osman Lins, Avolovara, A rainha dos cárceres da Grécia, metaficcionalidade, escrita revolucionária.

Resumo

Este trabalho é uma tentativa de falar do político em Osman Lins, escritor que sempre se declarou contra o engajamento, considerando-o  algo limitador, e que pelo contrário sempre se posicionou a favor da palavra, do estético, do ornamento. Tal ideia sempre esteve alegoricamente posta em seu texto: ”Minha vida inteira concentra-se em torno de um ato: buscar, sabendo ou não o quê. Assemelham-se um pouco às de um desmemoriado minhas relações com o mundo. Caço hoje um texto e estou convencido de que todo o segredo da minha passagem pelo mundo liga-se a isto. O texto que devo encontrar (onde está impresso ou se me cabe escrevê-lo, não sei) assemelha-se ao nome de uma cidade: seu alcance ultrapassa-o – como um nome de cidade -, significando, na sua concisão, um ser real e seu evoluir. E as vias que nele se cruzam, sendo ainda capaz de permanecer quando tal ser e seus caminhos estejam sepultados”, como escreve ele  no fragmento 9 da linha narrativa R, do romance Avalovara.  Assim, o político assume, em Lins, esse papel de acender no leitor a força poderosa da palavra, aquela que para ele é capaz de trazer de volta o perdido, o encoberto, o que já não mais existe. Por esse motivo sua escrita vem aqui considerada  uma escrita absolutamente revolucionária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIZABETH DE ANDRADE LIMA HAZIN, Universidade de Brasília (UnB)

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), Mestrado em Letras (Teoria Literária) pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), Doutorado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade de São Paulo (1991), Pós-Doutorado em Literatura Brasileira pela Università di Roma " La Sapienza" (1993 e 1994) e Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela USP (2010), junto ao Arquivo Osman Lins do IEB. Atualmente é Professora Colaboradora Plena do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa (UnB) Estudos Osmanianos: arquivo, obra, campo literário. Atua principalmente nas seguintes linhas: Textualidades - da leitura à escrita e Estudos Literários Comparados.

Referências

BAUMAN, Zigmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio: Zahar, 1998.

LINS, Osman. Avalovara. São Paulo: Melhoramentos, 1973.

LINS, Osman. Evangelho na taba: problemas inculturais brasileiros. São Paulo: Summus, 1979.

LINS, Osman. Nove, Novena. São Paulo: Martins Ed., 1966.

LINS, Osman. Guerra sem testemunhas. São Paulo: Martins Ed. 1969.

RANCIÉRE, Jacques. Políticas da escrita. Rio: Editora 34, 1995.

SZYMBORSKA, Wislawa. Paisagem com grão de areia. Lisboa: Relógio d’água, 1996.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

HAZIN, ELIZABETH DE ANDRADE LIMA.
A INTERMINÁVEL PEREGRINAÇÃO: A ESCRITA REVOLUCIONÁRIA DE OSMAN LINS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 6, n. 18, p. 106–115, 1 Mar 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Dossiê Literatura, Escritura e Memória