Dois irmãos: Escritura, Espaço e Cultura em Milton Hatoum e Germano Almeida

Autores

  • Linda Midori Tsuji Nishikido Universidade Federal do Amazonas
  • Elaine Pereira Andreatta Universidade Estadual do Amazonas
  • Cacio José Ferreira Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Espaço, Cultura, Mulher, Milton Hatoum, Germano Almeida.

Resumo

O presente artigo apresenta a comparação entre as obras Dois irmãos, de Milton Hatoum e Os dois irmãos, de Germano Almeida. A comparação tem por objetivo desenvolver a análise dos aspectos relativos ao espaço, o qual demanda o entendimento dos espaços físico e cultural, sobretudo por meio do comportamento dos irmãos Yaqub e Omar, André e João e das mulheres Zana e a mãe de João e André. Trata-se de uma abordagem qualitativa que busca compreender a concepção de espaço e cultura nas obras mencionadas, tendo como principais bases teóricas A poética do espaço, de Gaston Bachelard, Espaço e Literatura: introdução à topoanálise, de Oziris Borges Filho e Lima Barreto e o espaço romanesco, de Osman Lins. O texto faz breve alusão às razões que levaram os autores a escrever os romances, bem como uma explanação do macro espaço manauara e cabo-verdiano no âmbito da cultura, além da representatividade da mulher no espaço da casa. Nesse sentido, a literatura propõe aproximar duas ambientações que, embora distantes com relação ao espaço físico, estão inter-relacionadas por meio do espaço histórico, religioso e, sobretudo, cultural. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Linda Midori Tsuji Nishikido, Universidade Federal do Amazonas

Curso superior em Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Letras - Lingua e Literatura Japonesa pela Universidade Federal do Amazonas, Especialização em Literautra de Língua Portuguesa pela ESBAM, Mestre em Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP. Atualmente é docente efetivo do Curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas.

Contato institucional: lindanishikido@ufam.edu.br

Elaine Pereira Andreatta, Universidade Estadual do Amazonas

Possui graduação em Letras- Habilitação Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001). Especialização em Ensino-Aprendizagem de Línguas também pela UNIJUÍ (2005). Mestrado em Letras- Estudos Literários pela UFAM- Universidade Federal do Amazonas (2013). Atualmente, é professora assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Doutoranda em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Tem experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior. Possui pesquisas em Literatura Contemporânea, literatura e ensino, leitura e letramento, atuando também nas discussões do ensino-aprendizagem de língua materna, teoria e prática da leitura e produção textual, além dos estudos que permeiam a interface entre linguagem, identidade e gênero. Desenvolve pesquisa sobre narrativas femininas em privação de liberdade no Amazonas. Membro do GEEF (Grupo de Pesquisa, Estágio e Formação Docente- UFPB) e do GEPPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação-UEA).

Cacio José Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutor em Literatura (UnB). Possui Graduação em Língua e Literatura Portuguesa e Japonesa pela Universidade de Brasília, Especialização em Linguística Aplicada e Mestrado em Literatura (UnB). Participou do Programa Japanese – Language for Specialists, da Fundação Japão, em Osaka – Japão (2014 -2015) e presidiu a Associação Brasileira de Estudos Japoneses - ABEJ (2014 - 2016). Foi do Coordenador de Letras - Língua e Literatura Japonesa – UFAM (2015-2016). Coordena o grupo de pesquisa: Estudos de haicai: lirismo, haicaístas e campo literário. A sua expressão autoral está disposta em Inocente céu de cinzas, o seu primeiro livro de poesia haicaísta (2020). Em 2006, foi laureado em 1° lugar no I Concurso de Poesia da Secretaria de Fazenda do Estado do Tocantins e em 3º lugar no Prêmio Nicolas Behr de Literatura - 2016/2017, Universidade de Brasília - Programa de Pós-Graduação em Literatura. Também publicou a obra Fábulas da terra falada (2019) e organizou os seguintes livros: Casulos de imagens: a poesia japonesa no Amazonas (2017), com Rita Barbosa de Oliveira; Espelhos peregrinos: diálogos literários na contemporaneidade (2019), com Francisco Alves Gomes, Norival Bottos e Walter Guarnier; Ensinando Espanhol no Amazonas: outras experiências, mais conquistas e renovadas perspectivas (2019), com Wagner Barros Teixeira; Múltiplos olhares sobre o ensino de línguas: material didático (2017), com Elisabeth Britto da Costa  e Wagner Barros Teixeira;  Múltiplos olhares sobre o ensino de línguas: TIC (2017), com Iandra Maria Weirich da Silva Coelho e Wagner Barros Teixeira; Ensinando Espanhol no Amazonas: experiência, conquista e perspectivas (2017), com Josefa Fernandes da Silva e Wagner Barros Teixeira. Atua principalmente nas seguintes linhas: literatura comparada, língua e literatura japonesa, literatura portuguesa, linguística, linguística aplicada, tradução, representação literária, fábulas, questões sobre leitura e escrita. Contato: caciosan@ufam.edu.br

Referências

ALMEIDA, Germano. Os dois irmãos. 1996. Lisboa: Editorial Caminho S.A, 1995.

ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguiar, 1994.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. In: Os pensadores. São Paulo: Editora Abril, 1978.

BENCHIMOL, Samuel. Amazônia Formação Social e Cultural. 3 Ed. Manaus: Editora Valer, 2009.

BORGES FILHO, Oziris. Espaço e Literatura: introdução à topoanálise. XI Congresso Internacional da ABRALIC. 13 a 17 de julho de 2008. USP – São Paulo, Brasil.

CANDIDO, Antonio. Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995.

COUTINHO, Eduardo; CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

GOMES, Simone Caputo. Cabo Verde: Literatura em chão de Cultura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

HATOUM, Milton. Uma estrangeira na nossa rua. In. A Cidade Ilhada: Contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14 Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zaha Editora. 2001.

LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Editora Ática, 1976.

MANTOVANI, Antônio Aparecido. Espaço em ruínas: meio social, conflito familiar e a casa em ruínas em Os dois irmãos de Germano Almeida e Dois irmãos de Milton Hatoum. São Paulo: 2009. Disponível em: < www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-02022011-105601/>. Acesso em: 03/03/13

MANTOVANI, Antônio Aparecido. Diálogos: um olhar sobre as tensões impostas pelo espaço no comportamento das personagens em Os Dois Irmãos, de Germano Almeida e Dois Irmãos, de Milton Hatoum. XII Congresso Internacional da ABRALIC. 2011.

PELLEGRINI, Tânia. Milton Hatoum e o regionalismo revisitado. In: CRISTO, Maria da Luz Pinheiro de. Arquitetura da memória: ensaios sobre os romances Dois irmãos, Relato de um certo oriente e Cinzas do Norte de Milton Hatoum. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, UNINORTE, 2007, p.98-118.

PIMENTEL, Davi Andrade. O espaço literário de Maurice Blanchot. Revista Garrafa 28. Disponível em <http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/garrafa/garrafa28/daviandrade_oespacolit. pdf>. Acesso em: 08 de fev. 2014.

SANTILLI, Maria Aparecida. Literatura de Língua Portuguesa: marcos e marcas – Cabo Verde: Ilhas do Atlântico em prosa e verso. São Paulo: Arte & Ciência, 2007.

WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

TSUJI NISHIKIDO, Linda Midori; PEREIRA ANDREATTA, Elaine; FERREIRA, Cacio José.
Dois irmãos: Escritura, Espaço e Cultura em Milton Hatoum e Germano Almeida
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 6, n. 18, p. 85–105, 1 Mar 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Dossiê Literatura, Escritura e Memória