A PERCEPÇÃO DA SÍLABA TÔNICA DOS HETEROTÔNICOS DO ESPANHOL POR ALUNOS BRASILEIROS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CURITIBA

Autores

  • Pollianna Milan Universidade Federal do Paraná/Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR)

Palavras-chave:

Percepção, Espanhol como L2, Aprendizes brasileiros, Heterotônicos.

Resumo

Esta pesquisa investiga a percepção das palavras heterotônicas, aquelas que têm a sílaba tônica diferente na comparação do português brasileiro e do espanhol. O objetivo é averiguar se estudantes brasileiros de espanhol como segunda língua conseguem perceber, com um teste auditivo, que existem palavras em espanhol que são semelhantes ao português, mas que apresentam uma diferença na localização da sílaba tônica. Os participantes deste estudo são 106 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba. Eles fizeram uma atividade avaliativa em que escutavam duas vezes a mesma palavra: na primeira deveriam escrever em uma folha a palavra escutada e na segunda deveriam circular a sílaba tônica. Ao todo foram escutadas 27 palavras heterotônicas, 9 palavras distratoras (que tinham a mesma sílaba tônica do português), totalizando 3.816 respostas analisadas. Os resultados mostram que os estudantes foram capazes de reconhecer a sílaba tônica dos heterotônicos do espanhol, demonstrando que, apesar de haver diferenças acentuais que poderiam dificultar o aprendizado de ditas palavras, isso não parece ser um empecilho aos aprendizes brasileiros de espanhol como segunda língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pollianna Milan, Universidade Federal do Paraná/Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR)

Professora substituta do Departamento de Letras estrangeiras Modernas, Área de espanhol, da Universidade Federal do Paraná e professora concursada de espanhol da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Referências

BASSETO, Bruno Fregni. Elementos de Filologia Românica: História interna das Línguas Românicas. v.2. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.

BEST, C. T. A direct realist view of cross-language speech perception. In: STRANGE,

W. (Ed.). Speech perception and linguistic experience: Theoretical and methodological issues in crosslanguage speech research. Timonium, MD: York Press Inc, 1995, p. 171-206.

BEST C. T.; TYLOR M. D. Nonnative and second-language speech perception: commonalities and complementarities. In: BOHN, O. S.; MUNRO M. J. (Eds). Second Language Speech Learning: The Role of Language Experience in Speech Perception and Production. Amsterdã: John Benjamins; 2007, p. 13-34.

BISOL, Leda. O acento: duas alternativas de análise. Porto Alegre: PUCRS, 1992. (não publicado).

BYBEE, Joan. Língua, uso e cognição. Trad. Maria Angélica Furtado da Cunha. São Paulo: Cortez Editora, 2016.

ELLIS, Nick C. Frequency effects in language processing: A review with implications for theories of implicit and explicit language acquisition. In: Studies in Second Language Acquisition, n. 24, 2002, p. 143-188.

ESCUDERO, Paola. Linguistic Perception and Second Language Acquisition: Explaining the Attainment of Optimal Phonological Categorization. Tese de Doutorado. 350 f. Universidade de Utrecht, 2005.

FLEGE, J. E. Second-language speech learning: Theory, findings and problems. In:

STRANGE, W. (Ed.). Speech Perception and Linguistic Experience: Theoretical and Methodological Issues in Cross-Language Speech Research. Timonium, MD: York Press, 1995, p. 233-277.

______. The production and perception of foreign language speech sounds. In: Human Communication and Its Disorders, v. II (H. Winitz, editor). Norwood, N.J: Ablex Publishing, 1986.

HALLE, Morris; VERGNAUD, Jean-Roger. An essay of Stress. Cambridge, MA: MIT Press, 1987.

HAYES, Bruce. Metrical stress theory: principles and studies. Chicago: University of Chicago Press, 1995.

ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2009.

LIPSKI, John M. Spanish word stress: the interaction of moras and minimality. In: MARTÍNEZ-GIL, Fernando; MORALES-FRONT, Alfonso (Eds). Issues in the phonology and morphology of the major Iberian languages. Washington, D.C.: Georgetown University Press, 1997, p. 559-593.

MATEUS, Maria Helena; d’ANDRADE, Ernesto. The phonology of portuguese. Oxford: Oxford University Press, 2002.

MENA, Letícia Alves. O acento primário em português e em espanhol: uma proposta de análise unificada à luz da Teoria da Otimidade. 128 f. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, 2004.

NUÑEZ-CEDEÑO, Rafael; MORALES-FRONT, Alfonso. Fonología Generativa

contemporánea de la lengua española. Washington D.C.: Georgetown University Press, 1999.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

MILAN, Pollianna.
A PERCEPÇÃO DA SÍLABA TÔNICA DOS HETEROTÔNICOS DO ESPANHOL POR ALUNOS BRASILEIROS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CURITIBA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 16, p. 172–191, 1 Dez 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos