Uso do conector ‘e’ em produção de artigo científico por alunos do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Produção escrita, operadores argumentativos, conjunções.

Resumo

Para a presente pesquisa, selecionou-se para análise um texto produzido por um aluno, na última versão, vinculado ao gênero artigo científico, concebido como bem formulado durante as atividades de aplicação teórica. As análises realizadas permitiram identificar o uso expressivo de operadores argumentativos, especialmente porque, na metodologia empregada, conjunções e advérbios foram explicados como elementos que conduzem certa intenção do produtor do texto. Os resultados possibilitaram avaliar o desenvolvimento da argumentatividade e observar as diferentes funções do operador argumentativo e, conectivo diversas vezes utilizado na escrita do texto selecionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelí Divina Fungueto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutoranda em Letras Linguagem e Sociedade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Possui graduação em Letras - Italiano pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná(2014), graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Franciscano(1973), graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel(2007), especialização em Especialização em língua portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas(1983) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1981). Tem experiência na área de Lingüística. 

Maria Marlene Marcon Bósio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutoranda em Letras Linguagem e Sociedade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (1977) e mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em análise linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, gramática, produção textual, análise de livro didático. 

Aparecida Feola Sella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1987), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1994) e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). É docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) desde 1990 e atualmente é Professor Associado C. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e pesquisa principalmente os seguintes temas: textualidade, argumentação e aplicação ensino da gramática na escola.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

FUNGUETO, Anelí Divina; MARCON BÓSIO, Maria Marlene; FEOLA SELLA, Aparecida.
Uso do conector ‘e’ em produção de artigo científico por alunos do ensino fundamental
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 16, p. 220–241, 1 Dez 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos