Sociolinguística e o ensino de língua portuguesa: uma abordagem pedagógica para sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Sociolinguística, Ensino, Variedade linguística, Língua Portuguesa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o uso das variedades linguísticas em sala de aula. Nessa direção, o intento é promover uma reflexão crítica acerca da Sociolinguística aplicada ao ensino, ou seja, a Sociolinguística Educacional. Uma vez que, a Sociolinguística investiga o fenômeno da diversidade linguística, a qual se realiza em quatros níveis, que serão abordados nesse estudo. A proposta, portanto, é compreender como os professores de Língua Portuguesa da Educação Básica utilizam a Sociolinguística em sala de aula e de que forma eles promovem essa discussão, se está sendo produtiva ou não. E, como nós, pesquisadores, podemos favorecer subsídios para melhorar tais aulas. Esta pesquisa está ancorada em alguns referenciais teóricos, como Rodolfo Ilari (2001), Marcos Bagno (2004, 2008), Maria Cecília Mollica (2004), entre outros. Além, também, de alguns documentos educacionais como os PCNs (1997). Para apresentar a relevância da Sociolinguística em sala de aula buscar-se-á aplicar as teorias, que fundamentarão este trabalho, à heterogeneidade linguística, a qual ocorre em virtude da língua ser viva, dinâmica e estar em constante evolução. Nesse viés, explora-se, ainda, questões como o preconceito linguístico. Salientando, inclusive, a importância do trabalho do docente frente a essa problemática. Busca-se, portanto, propiciar uma reflexão crítica acerca da diversidade linguística e sua concreta aplicação na prática de sala de aula. Destarte, almeja-se contribuir positivamente para o ensino de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellem Kyara Pessoa dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2016). Cursou as Pós-Graduações, em nível de Especialização, em Gramática, Produção e Revisão de Textos pela UESSBA - Unidade de Ensino Superior da Bahia (2018) e em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana (2019). É Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2020). Atualmente, cursa o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB na linha de pesquisa Estudos Semióticos. É integrante do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF). Realiza pesquisas nas áreas de Literatura e Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia e Geolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Regional/Popular, Análise Lexicológica, Linguagem e Ensino.

Maria do Socorro Silva de Aragão, Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Universidade Federal do Ceará - UFC.

Possui Graduação em Letras Anglo Germânicas pela Universidade Regional do Nordeste (1969), Mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1973) e Doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1974).Pós-Doutorado na Université de Paris Sorbonne Nouvelle (1976-1977). Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid (1976/1978). Pós-Doutorado na Central Connecticut State University - USA (1989/1990).Atualmente é Professor Visitante Titular da Universidade Federal do Ceará e Professor Voluntário Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Lingüística e Literatura, com ênfase em Sociolingüística, Dialetologia e Geolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Dialetologia, Atlas Linguísticos, Falares Regionais, Fonética e Fonologia, Língua Portuguesa e Literatura Regiona

Referências

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino - outra escola possível. São Paulo: Parábola,

BAGNO, M. A língua de Eulália: novela sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2004.

BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz? São Paulo: Loyola, 2008.

BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: SEB/MEC, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto; Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa, vol. 2. Brasília, 1997

DIAS, J. F. V. A concordância de Número nos Predicativos e nos Particípios Passivos na fala da região Sul: um estudo variacionista. Florianópolis. Dissertação de Mestrado, 1996.

DOLZ, J., NOVERRAZ, N. e SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

ILARI, R. Introdução à Semântica. Brincando com a Gramática. São Paulo: Contexto, 2001.

MOLLICA, C. BRAGA, M. L. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: Introdução à Sociolingüística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2004

SANTANA, J. O. NEVES, M.D. P. F. As variações linguísticas e suas implicações na prática docente. Revista Millenium, n.º 48, Viseu, 2015.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

PESSOA DOS SANTOS, Ellem Kyara; SILVA DE ARAGÃO, Maria do Socorro.
Sociolinguística e o ensino de língua portuguesa: uma abordagem pedagógica para sala de aula
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 307–323, 16 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos