VOZES RUIDOSAS, DISCURSOS MOLDADOS: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CORTIÇO DE ALUÍSIO AZEVEDO

Autores

  • Lucélia Almeida Universidade Federal do Maranhão
  • Francinaldo pereira da Silva Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Discursos, Vozes, Sujeitos, plurilinguismo.

Resumo

 

Resumo: Este artigo propõe uma análise acerca da construção discursiva das personagens na obra O Cortiço de Aluísio Azevedo, tendo como foco principal os discursos orquestrados no romance. Diante disso, objetiva-se, de modo geral, analisar as personagens e sua construção discursiva frente aos discursos presente na obra e suas ações como sujeitos discursivos. De modo específico; mostrar a pluralidade de discursos desenvolvidos no romance, apontar os processos assimilativos da palavra de outrem nas personagens e identificar sua posição discursiva frente aos discursos dominantes da sociedade da época. Assim, para o desenvolvimento do presente estudo, sua metodologia apresenta uma pesquisa bibliográfica de cunho explicativo, na qual utiliza-se como pressupostos teóricos os postulados de Bakhtin (2002), em Questões de Literatura e de Estética, sobre o discurso no romance e plurilinguismo, de Bakhtin (2003), em Estética da Criação Verbal, sobre o autor e a personagem, bem como Silva (2005), Rosenfeld (2007), entre outros. Os resultados obtidos mostram como as personagens se comportam frente aos discursos afirmados e como se utilizam das palavras de outrem na sua construção enquanto sujeito e ideólogo, assim, encontra-se personagens em estado discursivo assimilativo, como o caso da personagem Bertoleza, que toma o discurso do outro, um discurso dominante, como verdade, ainda personagens em estado discursivo dissimulado, como o caso de Leocádia, que se utiliza de um discurso dominante para expressar uma postura moral, mas que, depois subverte esse discurso em seu comportamento e outras formas discursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francinaldo pereira da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Letras Lincenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrando em Letras pela Universidade Federal doMaranhão.

Referências

AZEVEDO, A.T.G. O Cortiço. Porto Alegre: L&PM, 2017.

BAKHTIN, M.M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2002.

BAKHTIN, M.M. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CUNHA, P. S. S.. A erotização da mulata na cultura brasileira. [S.l], 2010. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/enlacando/trabalhos/TRABALHO_EV072_MD1_SA1_ID428_13062017162251.pdf - Acesso em: 24 de novembro de 2018. Acesso em: 01 de dezembro de 2019.

ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In. CANDIDO A. (Org.). A Personagem de Ficção. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.

SILVA, Corrêa Marisa. Crítica sociológica. In. BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2005.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

ALMEIDA, Lucélia; SILVA, Francinaldo pereira da.
VOZES RUIDOSAS, DISCURSOS MOLDADOS: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CORTIÇO DE ALUÍSIO AZEVEDO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 179–203, 16 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários