A PRESENÇA DO MEDO NO CONTO “CORTES ISLAND”, DE ALICE MUNRO

Autores

Palavras-chave:

Literatura

Resumo

O presente artigo propõe fazer uma análise do conto “Cortes Island”, de Alice Munro, a partir da presença do medo, ou seja, como os personagens reagem ao medo do outro e como esse sentimento influencia o comportamento e a vida da protagonista. A análise terá como fundamentação teórica as considerações de Yi-Fu Tuan sobre o medo e suas paisagens e a concepção de Wolfgang Kaiser sobre o grotesco que envolve a narrativa, tornando o espaço estranho e sinistro. Desse modo, propõe-se apresentar a presença do medo como mais que um simples tema na obra de Munro mas como um dos princípios organizadores de sua escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oíse de Oliveira Mattos Bazzoli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara (FClAr)

DOUTORANDA UNESP ARARAQUARA

Cido Rossi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara (FClAr)

Cido Rossi é graduado em Letras (Português/Inglês), mestre e doutor em Estudos Literários pela UNESP - Araraquara/SP. Atua no curso de Letras da UNESP - Araraquara, no qual é professor de Literatura Inglesa; no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da mesma instituição, no qual é professor permanente; e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da UFSCar - São Carlos/SP, no qual é professor colaborador. Desenvolve pesquisas sobre as Manifestações do Gótico, do Fantástico e da Fantasia na ficção por meio das perspectivas da Desconstrução derridiana e da Psicanálise freudiana-junguiana. É líder do grupo de pesquisa (CNPq/UNESP) Vertentes do Fantástico na Literatura, coordenador do GT ANPOLL Vertentes do Insólito Ficcional e membro dos grupos de pesquisa (CNPq/UERJ) Estudos do Gótico e Nós do Insólito.

Referências

COHEN, Jeffrey. Monster Theory. Reading Culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.

FRANÇA, Júlio. Medo e Literatura. In:_____ (org.) Poéticas do Mal: a literatura do medo no Brasil (1840-1920) Rio de Janeiro: Bonecker, 2017. p.36-52

GIBSON, Graeme. Alice Munro: Interview. Eleven Canadian Novelists, p. 241-263, Toronto:Anansi Press, 1973.

HANCOCK, Geoff. Alice Munro.Canadian Writers at Work: Interviews.Toronto: Oxford UP, 1987.

HOWELLS, Coral A. Alice Munro.Manchester: Manchester University Press, 1998.

KAYSER, Wolgang. O grotesco. São Paulo: Perspectiva, 2013.

LOVECRAFT. Howard P. O horror sobrenatural em literatura. São Paulo: Iluminuras, 2008.

MARTIN, W.R. Hanging Pictures Together. The Art of Alice Munro: Saying the Unsayable.Waterloo: University of Waterloo Press, 1984.p.21 -34.

MUNRO, Alice. The Love of a Good Woman. New York: Vintage Books, 2000..

TUAN, Yi-Fu. Paisagens do Medo. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Convite à Estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

BAZZOLI, Oíse de Oliveira Mattos; ROSSI, Cido.
A PRESENÇA DO MEDO NO CONTO “CORTES ISLAND”, DE ALICE MUNRO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 204–219, 16 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários