O APRENDIZADO EM MEIO AO CAOS: análise de Sombras de reis barbudos como Bildungsroman

Autores

Palavras-chave:

Sombras de reis barbudos, Bildungsroman, Romance de educação.

Resumo

O presente trabalho propõe uma leitura do romance Sombras de reis barbudos (1972), do escritor goiano José J. Veiga, como Bildungsroman. Para tanto, fazem-se considerações acerca do conceito de romance de educação, bem como sobre a obra veiguiana, e, munido desses elementos, demonstra como alguns dos episódios presentes ao longo da narrativa influem na educação de seu personagem principal, o menino Lucas. Este trajeto tem por objetivo expor de que modo o romance se relaciona com a discussão teórica à medida que se observam as mudanças pelas quais o narrador passa, no interior de um tempo cíclico, e como elas influenciam em sua subjetividade e experiência pessoal. A pesquisa é de natureza bibliográfica e caráter exploratório, apoiando-se teoricamente em nomes como BAKHTIN (2003), DANTAS (2002) e MAAS (2000).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner dos Santos Rocha, UESPI/CAPES

Licenciado em Letras/Português Pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Aluno da 9ª turma do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Douglas Rodrigues de Sousa, UESPI/UEMA

Doutor em Literatura (UnB). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CANDIDO, A. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.

DANTAS, G. F. O insólito na ficção de José J. Veiga. 2002. 196 p. Dissertação (mestrado) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/270334/1/Dantas_GregorioFoganholi_M.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2019.

GALBIATI, M. A. Revendo o gênero: a representação da mulher no Bildungsroman feminino contemporâneo. 2013. 121 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2013. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/106345/galbiati_ma_dr_sjrp.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 29 ago. 2019.

MAAS, W. P. O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Unesp, 2000.

MOISÉS, M. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

RONCARI, L. Prefácio. In: VEIGA. J. J. Sombras de reis barbudos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SCHOLLHAMMER, K E. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

VEIGA, J. J. Sombras de reis barbudos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

ROCHA, Wagner dos Santos; DE SOUSA, Douglas Rodrigues.
O APRENDIZADO EM MEIO AO CAOS: análise de Sombras de reis barbudos como Bildungsroman
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 122–141, 16 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários