ERROS ORTOGRÁFICOS DE CONSOANTES OCLUSIVAS DO PORTUGUÊS DE ALUNOS MOÇAMBICANOS QUE TÊM O EMAKHUWA COMO LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Carlos António Zimba Universidade Eduardo Mondlane, Centro de Estudos Africanos, Doutorando em Linguística pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais.
  • Feliciano Salvador Chimbutane Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Doutorado em Linguística, Professor Associado.
  • Ana Ruth Moresco Miranda Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Pos Doutorada em Linguística (Aquisição da Escrita) pela Universidade de Barcelona Doutorada em Letras pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Ortografia, Língua segunda, Língua materna

Resumo

Resumo: No presente artigo apresenta-se e discute-se a forma como alunos moçambicanos da 6ª classe, que têm o Emakhuwa como língua materna, fazem o registo ortográfico das consoantes oclusivas do Português como língua segunda, tendo em conta que, diferentemente do Português, o Emakhuwa não apresenta, no seu sistema fonológico, os fonemas sonoros /b, d, g/, possuindo apenas os fonemas surdos /p, t, k/ (cf. Sitoe e Ngunga, 2000; Ngunga & Fakir, 2011). Pretende-se, especificamente, descrever o desempenho ortográfico de consoantes oclusivas do Português de alunos da 6 ª classe que têm o Emakhuwa como língua materna. Para auxiliar na compreensão, criou-se um grupo de controlo que tem Português como língua materna. No âmbito da recolha de dados configurou-se um teste para avaliar o desempenho ortográfico a partir do ditado de imagens. Dentre as conclusões destacou-se o facto de que os participantes que têm o Emakhuwa como língua materna e Português como língua segunda, tiveram dificuldades no registo ortográfico de fonemas oclusivos sonoros que são aqueles que não estão disponíveis no seu sistema fonológico. Outro especto saliente no âmbito das conclusões relaciona-se com o facto de os participantes do grupo experimental terem apresentado um desempenho inferior relativamente ao dos participantes do grupo de controlo no registo ortográfico das consoantes oclusivas.

PALAVRAS-CHAVE: Ortografia; Língua segunda; Língua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos António Zimba, Universidade Eduardo Mondlane, Centro de Estudos Africanos, Doutorando em Linguística pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais.

Trabalha na Universidade Eduardo Mondlane, Centro de Estudos Africanos, Doutorando pela Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciencias Sociais

Feliciano Salvador Chimbutane, Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Doutorado em Linguística, Professor Associado.

Doutorado em linguas e educacao pela Universidade de Birminghan, Reino Unido, profesor Associado em Sociolinguistica Educacional.

Areas de investigacao: linguas e educacao, ensino bilingue e sintaxe do Portugues e das linguas bantu. 

Ana Ruth Moresco Miranda, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Pos Doutorada em Linguística (Aquisição da Escrita) pela Universidade de Barcelona Doutorada em Letras pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas. Actua na area de Aquicao da Escrita, principalmente ortografia e a sua relacao com a fonologia.

Referências

ASHBY, S. & BARBOSA, S. Bantu subtratun interference in mozambican portuguese, 2011. Artigo disponível em www.catedraportugues.uem.mz/lib/docs/AL17.1-2011-Ashbybarbosa.pdf (Acesso: 12/06/2016).

BERTI, L. C. Desempenho perceptivo-auditivo de crianças na identificação de contrastes fónicos. Alfa-Revista de Linguística, v.61, n.1, pp. 81-104. São Paulo: UNESP, 2017. Disponível em www.scielo.br/pdf/alfa/v61n1/1981-5794-alfa-61-1-0081.pdf (Acesso: 27/08/2018).

CHOMSKY, N. & HALLE, M. The sound pattern of English. New York: Harper e How, 1968.

DURAN, L. Toward a better understanding of code switching and interlanguage in bilinguality: implications for bilingual instruction. The Journal of Educational Issues of Language Minority Students, v. 14, pp. 69-88, 1994.

FERREIRO, E. & TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, [1979]1999.

FIRMINO, G. A situação do Português no contexto multilingue de Moçambique, s/d. Artigo disponível em www.ffch.usp.br/dlcv/lpost/pdf/mes/06.pdf/ (Acesso: 30/06/2017).

FORTIN, M. F. O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Luso Ciências, 1999.

GONÇALVES, P. A génese do Português de Moçambique. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A., 2010.

KRASHEN, S. D. Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982.

KROGER, O. Report on a survey of coastal makua dialects. Nampula: SIL, 2005.

LAMPRECHT, R. R. Aquisição fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LAZZAROTO-VOLCÃO, C. Modelo padrão de aquisição de contrastes: uma proposta de avaliação e classificação de desvios fonológicos. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 2009 [Tese de doutoramento].

NGUNGA, A. Introdução à linguística bantu. Maputo: Imprensa Universitária, 2004.

NGUNGA, A. Interferências de línguas moçambicanas em Português falado em Moçambique, 2012. Artigo disponível em www. Revistacientifica.uem.mz/índex.php/seriec/article/view/15 (Acesso: 23/04/2016).

PEZARINI, I. O. Caracterização do desempenho ortográfico de fonemas oclusivos na escrita de crianças em início de alfabetização. Marília: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2017 [Dissertação de mestrado]. Disponível em https://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/Fonoaudiologia/Dissertacoes/pezarini_ao_me.pdf (Acesso: 29/05/2019).

PEZARINI, I. O.; Vaz, S.; Paschoal, L. & Chacon, L. Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivos. VER. CEFAC, v.17, n.3, pp.775-782, 2015.

SELINKER, L. Interlanguage. International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, v.10, n.3, pp. 209-231, 1972.

SEYMOUr, P. H. K. Foundations of orthographic development. Dundee: University of Dundee, 1977.

VIGOTSKY. L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

ZIMBA, Carlos António; CHIMBUTANE, Feliciano Salvador; MIRANDA, Ana Ruth Moresco.
ERROS ORTOGRÁFICOS DE CONSOANTES OCLUSIVAS DO PORTUGUÊS DE ALUNOS MOÇAMBICANOS QUE TÊM O EMAKHUWA COMO LÍNGUA MATERNA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 347–376, 16 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos