PARÓDIA E DESSACRALIZAÇÃO EM O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO E CAIM, DE JOSÉ SARAMAGO

Autores

  • Gregório Foganholi Dantas Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jéssica Viana Barone Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Literatura

Resumo

Resumo: Referência na narrativa portuguesa contemporânea e contemplado por prêmios como Camões (1995) e o Nobel de Literatura (1998), José Saramago (1922 – 2010) traz em suas obras críticas a diversos temas, como a religião Cristã, o abuso de poder, a misoginia, entre outros tantos. Dado o contexto do fenômeno da secularização ocidental no século XX, no qual o declínio do prestígio à religião se manifesta nas criações artísticas e literárias, Saramago elabora sua crítica à religião cristã e à figura de Deus fazendo uso da ironia, escrevendo O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) e Caim (2009), paródias da Bíblia Sagrada que recontam a história dos textos sacros de maneira humanizada, o que resulta na dessacralização das entidades e personagens sacras do texto canônico. Tal dessacralização possui teor crítico, que, acompanhado da ironia, é elemento fundamental da paródia. Assim, busca-se neste artigo evidenciar a distanciação paródica e a dessacralização nos textos de Saramago, analisando os traços paródicos com base em Linda Hutcheon (1985) e irônicos com base em Beth Brait (2009), que por sua vez, se baseia em Bakhtin (1963), comparando o processo de transformação das personagens protagonistas que levam o leitor ao pensamento crítico acerca da figura divina eternizada pela cultura cristã.

Palavras-chave: Paródia; Ironia; Dessacralização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A BÍBLIA SAGRADA. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2a ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

ARNAUT, Ana Paula. Novos rumos na ficção de José Saramago: os romances fábula (As Intermitências da Morte, A Viagem do Elefante, Caim). IPOTESI, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 25 -37, jan./jun. 2011.

BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009.

BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifônica/ 2a edição. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2008.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia – ensinamentos das formas de arte do século XX. Tradução Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1985.

SARAMAGO, José. Caim. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SARAMAGO, José. O Evangelho segundo Jesus Cristo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

DANTAS, Gregório Foganholi; BARONE, Jéssica Viana.
PARÓDIA E DESSACRALIZAÇÃO EM O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO E CAIM, DE JOSÉ SARAMAGO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 58–76, 16 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários