El Cordero Carnivoro: Impressionismo e Memória no Pós-Guerra Civil Espanhol

Autores

  • Israel Pompeu Farias Martins UFSCar-Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Literatura, Literatura Espanhola

Resumo

O objetivo deste ensaio é trabalhar a relação entre memória e Impressionismo no romance El cordero carnívoro, de Agustín Gómez Arcos (1933-1998). Como a experimentação com a focalização, nesse caso, a dupla focalização - narrador-criança e narrador-adulto - se relaciona com o Impressionismo literário. A focalização interna predominante na personagem-narrador Ignacio permite que examine-se a realidade por meio de um temperamento, apropriando-se do conhecimento pelos sentidos, pelas percepções do narrador Ignacio. Isso cria uma experiência viva, enriquecida pelo significado do passado, da memória individual, alimentada, também, pelos quadros sociais ao redor do narrador, a memória coletiva, e um distanciamento que permite experimentar o mergulho na consciência e na ressignificação do passado a partir do presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Pompeu Farias Martins, UFSCar-Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Estudos de Literatura no programa de pós-graduação da UFSCar. Atualmente, estudante de Doutorado no programa de pós-graduação em Estudos de Literatura da UFSCar.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Farias Martins, I. P. (2019). El Cordero Carnivoro: Impressionismo e Memória no Pós-Guerra Civil Espanhol. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 4(14), 136–149. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/12842

Edição

Seção

Estudos Literários