UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPRESSIONISMO LITERÁRIO ATRAVÉS DE CRÍTICOS BRASILEIROS

Autores

  • CLAUDIA MARIA DE SERRAO PEREIRA Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Crítica Literária, Literatura no Brasil, Impressionismo Literário

Resumo

Nos anos 60, o teórico Afrânio Coutinho afirmou, em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras (ABL), que o Impressionismo não possuía contornos nítidos como outros movimentos literários brasileiros; dificultando, portanto, a compreensão de sua fronteira perante Romantismo, Realismo e Naturalismo. Deste modo, a partir da fala de Coutinho, esse artigo teve por objetivo apresentar uma discussão e observação sobre a formação estética do Impressionismo por três posições de críticos brasileiros: a fala de Coutinho (1962) na ABL; a leitura filosófica de Vitor Hugo Fernandes Martins (2003); e a visão narrativista de Franco Baptista Sandanello (2017). A partir de suas críticas, buscou-se entender de que modo os elementos impressionistas aparecem nos textos, sejam eles oitocentistas ou contemporâneos, e também como pode-se analisar esses elementos sem colocá-los em outros movimentos literários. Para análise dessas posições, usa-se o conto “O violinista” de Menalton Braff (2016), publicado em O peso da gravata e outros contos. Além disso, também se abordou a origem do Impressionismo na França e no Brasil a partir do século XIX, uma vez que, diferentemente da França, Brasil ainda era um país escravocrata e oligárquico, longe então das ideias liberais em voga na Europa. Essa situação histórica acabou colaborando que a constituição desse movimento fosse mais tardia e não simultânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Discurso de posse Afrânio Coutinho. Disponível em: <http://www.academia.org.br/academicos/afranio-coutinho/discurso-de-posse>. Acesso em: 25 jun. 2019.

BRAFF, Menalton. O peso da gravata e outros contos. São Paulo: Primavera Editorial, 2016.

MARTINS, Vitor Hugo Fernandes. O impressionismo literário em Crônica da Casa Assassinada. 2003. 321 f. Tese (Doutorado – Área de Concentração: Literatura Brasileira) - Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2003. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/103703>.

MACEDO, Wesley. PS1/MoMA – PS1: a transformação de um edifício em espaço expositivo de arte. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado – Área de Concentração: Projeto de Arquitetura) – Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2015. Disponível em: < https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-29102015-094943/pt-br.php>.

SANDANELLO, Franco Baptista. O conceito de impressionismo literário. In: Franco Baptista Sandanello. (Org.). Impressionismo e literatura. São Luís: EDUFMA, 2017. p. 11-52.

SANDANELLO, Franco Baptista. Entre a pintura e a prosa: o impressionismo literário no Brasil oitocentista. In: CARVALHO, João Carlos (Org.). Artes e ciências em diálogo. Coimbra: Grácio Editor, 2013. p. 390-400.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

DE SERRAO PEREIRA, CLAUDIA MARIA.
UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPRESSIONISMO LITERÁRIO ATRAVÉS DE CRÍTICOS BRASILEIROS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 14, p. 49–64, 30 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários