As didascálias impressionistas do esperpento Los cuernos de don Friolera

Autores

  • Gustavo Rodrigues da Silva Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Estilo impresssionista, contemporaneidade, literatura espanhola, Valle-Inclán, esperpentos

Resumo

O estilo impressionista na literatura existe desde o fim do século XIX com Gustave Flaubert. As características literárias impressionistas de sua obra A educação sentimental (1869) são oriundas dos pintores impressionistas franceses, que começam a pintar nesse estilo a partir de 1830. Para esse artigo, tem-se como pilares teóricos sobre o estilo impressionista os autores Arnold Hauser e Maria Elizabeth Kronegger. A partir desse arcabouço teórico, vai-se demonstrar que o autor espanhol Ramón María del Valle-Inclán (1866-1936) é o primeiro a usar o estilo impressionista no drama, precisamente nas didascálias de seu esperpento Los cuernos de don Friolera (1921 [1989]). Para esse fim, toma-se como comparação de características impressionistas as didascálias valle-inclanianas e o quadro impressionista Boulevard dos italianos (1888) do autor Camille Pissarro (1830 – 1903). Dessa maneira, defende-se que Valle-Inclán pode ser considerado contemporâneo por meio do arcabouço teórico que Giorgio Agambem traz em O que é o contemporâneo? e outros ensaios (2010), visto que apresenta uma nova maneira de fazer drama e, portanto, uma nova forma de ver a realidade. Como consequência, as suas didascálias impressionistas são uma novidade literária para a época em que são escritas e podem ser fonte de inspiração para futuros autores que queiram escrever dramas com didascálias impressionistas, visto que Hauser e Kronegger centram os seus estudos na prosa impressionista e nada comentam sobre o drama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Rodrigues da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Letras - Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo. Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Doutorando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos.

Referências

AGAMBEM, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.

AZNAR SOLER, M. Guía de lectura de <>. Barcelona: Anthropos, 1992.

CALDERÓN DE LA BARCA, P. El gran teatro del mundo. Madri: Cátedra, 2007.

FERRAZ INFANTE, J. Esperpento de Los cuernos de don Friolera, de Ramón del Valle-Inclán: fantochada trágica ou tragédia grotesca. Outra travessia, Florianópolis, n.16, p.143-162, 2013.

FLAUBERT, G. A educação sentimental: história de um jovem. Trad. Adolfo Casais Monteiro. São Paulo: Nova Alexandria, 2009.

FRYE, N. Theory of modes. In: _____. Anatomy of criticism. New Jersey: Princeton University, 1973, p.33-34.

GOMBRICH, E. H. J. A história da arte. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Editora T. C., 1993.

HAUSER, A. Historia social de la literatura y el arte. Vol. III. Madri: Ediciones Guadarrama, 1969.

KRONEGGER, M. E. Literary impressionism. New Haven: College & University Press, 1973.

LYON, J. The theatre of Valle-Inclán. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

NIETZSCHE, F. Considerações intempestivas. Trad. Lemos de Azevedo. Lisboa: Presença, 1976.

SHAKESPEARE, W. Otelo. Barcelona: Espasa Libros, 1999.

VALLE-INCLÁN, R. M. Luces de bohemia. Esperpento. Estudo introdutório, tradução e notas de Joyce Rodrigues Ferraz. Brasília: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte Español – Consejería de Educación y Ciencia en Brasil, 2001.

VALLE-INCLÁN, R. M. Martes de carnaval – Esperpentos – Las galas del difunto. Los cuernos de don Friolera. La hija del capitán. 13. ed. Madri: Espasa-Calpe, 1989.

ZAHAREAS, A. (ed.). Ramón del Valle-Inclán: an appraisal in his life and his works. Nova Iorque: Las Américas Publishing Company, 1968.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Rodrigues da Silva, G. (2019). As didascálias impressionistas do esperpento Los cuernos de don Friolera. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 4(14), 120–135. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/12697

Edição

Seção

Estudos Literários