“AS FLORES DE NOVIDADE”: figurações da exiliência em Mia Couto

Autores

Palavras-chave:

Espaço, Lugar, Exiliência, Mia Couto.

Resumo

A convergência da Geografia com a Literatura possibilita o vislumbre de uma nova perspectiva de compreensão do espaço como elemento fundamental das narrativas literárias, nas quais é expressa a própria essência geográfica do ser-no-mundo (DARDEL, 2011). Para Marandola Jr (2010, p.07), “o drama humano, a história de uma cidade, os detalhes de um conflito não se limitam à trama de significados e sentidos que estão encetados em si próprio. Sua força reside no que aquelas narrativas específicas carregam no sentido universal de seus temas, conflitos e entendimentos”. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo principal a análise do conto “As flores de Novidade”, do escritor Mia Couto, e que está contido no livro Estórias Abensonhadas (1994), de modo a observar o fenômeno da exiliência na forma como este é vivido, ou seja, a partir do modo como aparece na experiência. “As flores de Novidade” é um conto que trata do impacto da guerra na vida de pequenas comunidades, tanto pelo terror e mortes que acarreta quanto pela imposição do deslocamento. Em menor escala, este conto é sobre a desintegração da família, e em maior, da sociedade, este espaço periférico em crise. Na escrita de Mia Couto é possível verificar a articulação dos diversos modos com os quais as personagens se relacionam e percebem o espaço.  Além de articular categorias da Geografia Humanista Cultural e de seus principais autores, como Eric Dardel e Marandola Jr, é intenção desse trabalho pensar o modo como este fenômeno da exiliência aparece na experiência das personagens do texto literário a partir de autores como Nouss (2016), Ilie (1980), Volpe (2005) e Said (2003).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Cantanhede Vieira, PGLETRAS-UFMA

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (PGLetras-UFMA)

Márcia Manir Miguel Feitosa, UFMA

Profa. Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão

Docente Permanente do PGLetras-UFMA e do PGCult-UFMA

Referências

BOSI, A. Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica. São Paulo: Duas cidades, 2003.

BACHELARD. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes. 1ª. edição, 1996.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 20. ed. Tradução de Vera da Costa e Silva et al. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

COUTINHO, Ana Paula. Espaços dos que não têm lugar: uma geografia da Exiliência. Universidade do Porto. Faculdade de Letras. Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e Afrontamento, 2018. p. 181-205.

COUTO, M. Estórias abensonhadas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Tradução de Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FONSECA, Maria Nazareth Soares; CURY, Maria Zilda. Mia Couto: espaços ficcionais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

ILIE, Paul. Literature and Inner Exile. Baltimore, Maryland: Johns Hopkins University Press, 1980.

LIMA, Solange Terezinha de. Geografia e literatura: alguns pontos sobre a percepção de paisagem.

MARANDOLA JR., Eduardo; GRATÃO, Lúcia Helena Batista, (org). Geografia e Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010.

MATA, Inocência. A crítica literária africana e a teoria pós-colonial: um modismo ou uma exigência?. Juíz de Fora, 2006.

NOUSS NUSELOVICI, Alexis. Pensar o exílio e a migração hoje. Tradução de Ana Paula Coutinho Mendes. Porto: Afrontamento, 2016.

SAID, Edward Wadie. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

VOLPE, Miriam L. Geografias de exílio. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

VIEIRA, Camila Cantanhede; FEITOSA, Márcia Manir Miguel.
“AS FLORES DE NOVIDADE”: figurações da exiliência em Mia Couto
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 13, p. 26–37, 18 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A COMPLEXIDADE DA CONDIÇÃO DO EXÍLIO NA LITERATURA