OS PRONOMES DEMONSTRATIVOS EM CONTEXTOS DE USO

Autores

  • Adriana Ferreira de Sousa Albuquerque PUC-Rio
  • Maria Crisvânia Coelho Leite dos Santos Faculdade Machado de Assis (FAMA

Palavras-chave:

pronomes demonstrativos, gramática funcional do discurso, linguagem.

Resumo

Segundo as gramáticas tradicionais, o que caracteriza, fundamentalmente, os pronomes demonstrativos é a sua função dêitica: indicam a posição dos seres, coisas e noções no espaço ou tempo em relação às três pessoas do discurso (1ª pessoa: este/a, isto; 2ª pessoa: esse/a, isso; 3ª pessoa: aquele/a, aquilo). Além da função dêitica, também são mencionadas a função anafórica e a catafórica que, respectivamente, fazem referência a algo já mencionado e ao que será citado no discurso. Essas classificações, no entanto, não dão conta de outros empregos desses pronomes no discurso oral e escrito. Considerando, pois, a multifuncionalidade dos pronomes demonstrativos, este artigo se propõe a  apresentar a descrição e a análise de alguns desses pronomes, considerando seus variados usos e valores semântico-pragmáticos. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa são os da Gramática Funcional do Discurso, modelo proposto por Hengeveld (2004), que considera a língua em uso, os participantes, o propósito comunicativo e o conteúdo discursivo. Os dados apresentados constatam que o emprego dos demonstrativos se manifesta com extrema riqueza na língua, indicando uma tendência de reconfiguração das funções básicas desses pronomes. As evidências apontam para um processo de subjetividade de ordem semântico-pragmático no uso dos demonstrativos. 

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Biografia do Autor

Adriana Ferreira de Sousa Albuquerque, PUC-Rio

Professora e coordenadora de Português para Estrangeiros. Letras. PUC-Rio

Maria Crisvânia Coelho Leite dos Santos, Faculdade Machado de Assis (FAMA

Professora de Língua Portuguesa - Letras

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

Albuquerque, A. F. de S., & dos Santos, M. C. C. L. (2020). OS PRONOMES DEMONSTRATIVOS EM CONTEXTOS DE USO. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 5(15), 220–251. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/12538

Edição

Seção

Estudos Linguísticos