JOÃO DO RIO E OS ESCANINHOS DA CIDADE: ASPECTOS DA COLUNA CINEMATÓGRAFO

Autores

Palavras-chave:

Reforma urbana, Exposição, Crise social, Primeira República.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo detectar elementos relativos às crônicas da coluna intitulada Cinematógrafo, assinada por João do Rio e publicada a partir de 1907 no jornal Gazeta de Notícias e também publicada em livro em 1909. Nessas crônicas identificam-se recortes que remetem o leitor aos ambientes requintados dos pavilhões da Exposição Nacional Comemorativa do Primeiro Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ao tempo em que promovem uma viagem aos antros de degradação e violência decorrentes de um projeto de reforma urbana que não contempla as populações excluídas para áreas distantes da zona de interesse de capitalistas e investidores. Nesse sentido, essa coletânea de crônicas estabelece a possibilidade de um olhar que se mostra crítico ao evidenciar o abismo dos diferentes espaços da opulência e da miséria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemar Valente Junior, Universidade Estácio de Sá.

Douor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Pós Doutor em Literatura Brasileira pela UERJ. Professor do Curso de Pós Graduação em Letras da Universidade Estácio de Sá.

Referências

BROCA, Brito. A vida literária no Brasil: 1900. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.

CAMILOTTI, Virgínia Celia. João do Rio: ideias sem lugar. Uberlândia: Edufu, 2008.

JOBIM, Danton. Espírito do jornalismo: o fenômeno do jornalismo na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1958.

GOMES, Renato Cordeiro. João do Rio: vielas do vício, ruas da graça. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996.

MAGALHÃES JR., R. A vida vertiginosa de João do Rio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade: visões literárias do urbano. Porto Alegre. Porto Alegre: Editora Universidade, UFRGS, 1999.

SEVCEENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1985.

SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

JUNIOR, Valdemar Valente.
JOÃO DO RIO E OS ESCANINHOS DA CIDADE: ASPECTOS DA COLUNA CINEMATÓGRAFO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 13, p. 180–194, 18 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários