EDITORA PULO DO GATO: A ABORDAGEM DO TEMA MIGRAÇÃO EM OBRAS DE LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Lorena Poliana Silva Lopes Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.
  • Carolina Nascimento Paschoal Badaró Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.
  • Renata Alves Pires Aluna especial (disciplinas isoladas) no POSLING/CEFET-MG.

Palavras-chave:

Migração, Literatura Infantil, Análise da narrativa, Editora Pulo do Gato.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar como a temática da migração tem sido abordada nas obras de literatura infantil da Editora Pulo do Gato. Tal investigação se justifica a partir de um levantamento de dados inicial que nos demonstrou uma grande produção sobre migração pela Pulo do Gato na última década, constituindo um acervo de oito obras. Para isso, adotou-se o aporte teórico de Hunt (2010) acerca do(s) conceito(s) de literatura infantil. Por questão de recorte metodológico, contextualizou-se a temática de migração na Editora Pulo do Gato e, posteriormente, analisou-se a primeira e a última obra publicada nessa temática: Eloísa e os Bichos (2011) e Dois meninos de Kakuma (2018). Assim, o objetivo foi identificar os conceitos simbólicos de migração, de leitor e de literatura infantil subjacentes a essas obras. Nessas análises, buscou-se explicitar recursos de narrativa que permitam revelar em que medida o tema migração é implicado no processo de produção de textos e sentidos representativos do corpus. Uma análise preliminar de dados permite observar, no processo de estruturação desses textos, tanto a tentativa de inclusão dos migrantes por parte dos autores quanto o desejo dos personagens de se sentirem incluídos na sociedade para a qual migraram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Poliana Silva Lopes, Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

Pesquisadora e Professora na área de ensino de língua adicional e de português como língua de acolhimento. Doutoranda em Estudos de Linguagem - Posling/CEFET – MG. Mestre em Linguística pela UnB - Universidade de Brasília. Licenciada em Língua Portuguesa pela UFMG.

Carolina Nascimento Paschoal Badaró, Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

Carolina Badaró é licenciada doutoranda em Estudos de Linguagens pelo POSLING/CEFET-MG. Mestre em Educação Tecnológica e Linceciada em Letras: língua portuguesa pela FAFIC.

Renata Alves Pires, Aluna especial (disciplinas isoladas) no POSLING/CEFET-MG.

Possui pós-graduação em Revisão de Textos pela PUC Minas; é graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995). Atualmente é editora e revisora de textos acadêmicos, jornalísticos, literários e editoriais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em redação e edição de textos jornalísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BORDAS, Marie Ange. Dois meninos de Kakuma. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2018.

BULTRAGO, Jairo. Eloísa e os bichos. Tradução de Márcia Leite. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Bandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

GODOY, Gabriel Gualano de. Encontrar-se com o estrangeiro. In: Cadernos de Debates Refúgio, Migrações e Cidadania. v.12, n.12, Brasília: Instituto Migrações e Direitos Humanos, 2017, p.101-116.

HUNT, Peter. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosacnaify, 2010. p. 75-101.

International Organization for Migration. World Migration Report 2013: migrant well-being and development. Disponível em: <https://publications.iom.int/books/world-migration-report-2013> Acesso em 14 jul. 2019.

LUSSI, Carmem. Políticas públicas e desigualdades na migração e refúgio. Revista Psicologia USP, v. 26, n. 2, 2015, p.136-144.

OIM. Organização Internacional para as Migrações. Glossário sobre Migração. Genebra: Editora Organização Internacional para as Migrações, 2009, 92p.

PAULO, Paula Paiva. Número de imigrantes cresce 18% na rede estadual de escolas de SP. G1, São Paulo, 4 abr. 2019. Disponível em: < https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/04/02/no-de-imigrantes-cresce-18percent-na-rede-estadual-de-escolas-de-sp.ghtml>. Acesso em: 10. jun. 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

SILVA LOPES, Lorena Poliana; BADARÓ, Carolina Nascimento Paschoal; PIRES, Renata Alves.
EDITORA PULO DO GATO: A ABORDAGEM DO TEMA MIGRAÇÃO EM OBRAS DE LITERATURA INFANTIL
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 13, p. 54–73, 18 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A COMPLEXIDADE DA CONDIÇÃO DO EXÍLIO NA LITERATURA