A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELA CRIANÇA SURDA: UM OLHAR REFLEXIVO

Aline Wieczikovski Rocha, Andréia Mendiola Marcon

Resumo


Este estudo tem por objetivo estabelecer uma reflexão sobre o processo de aquisição da linguagem pela criança surda. Para tanto, no percurso do trabalho, apresenta-se um breve panorama histórico da educação de surdos, a fim de verificar a forma de tratamento dessa educação no passado. Subsequente a isso, empreende-se o fundamento teórico veiculado no Curso de Linguística Geral de Ferdinand de Saussure, para organizar o conceito de língua, necessário à compreensão de uma perspectiva que verse sobre a aquisição de linguagem. Por fim, aborda-se o aspecto teórico da aquisição de linguagem pela criança surda. Nele, enfatizam-se alguns estágios de aquisição da linguagem, mostrando a importância dos papéis da escola e do docente como mediadores dessa construção que contribui para a vida escolar e social da criança surda.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Afluente: Revista de Letras e Linguística

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2525-3441


INDEXADORES:


http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/1301/1/azul.jpg

Resultado de imagem para latindex

 

 

  Resultado de imagem para livre revistas de livre acesso

 

VISITANTES MUNDIAIS DA AFLUENTE: REVISTA DE LETRAS E LINGUÍSTICA