MULTICULTURALISMO, DIVERSIDADE E DIFERENÇA: TEMPOS DE APRENDIZAGENS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LETRAS/LIBRAS

Flávia Roldan Viana, Isaack Saymon Alves Feitoza Silva

Resumo


As discussões que envolvem os estágios supervisionados dos cursos de graduação de licenciatura estão situadas no campo da formação docente, área do conhecimento que se ocupa com estudos e investigações do desenvolvimento profissional docente. Sendo assim, o objetivo deste ensaio é refletir sobre as práticas docentes no âmbito dos estágios supervisionados do curso de Letras/Libras da UFRN a partir da vivência como professores do curso. Utilizou-se como método a pesquisa investigativa tendo por base a pesquisa bibliográfica de abordagem crítico-dialética. O ensaio evidenciou como resultados que o desenvolvimento profissional dos estudantes do curso de Letras/Libras da UFRN é marcado por rupturas e contradições dentro de um contexto de processo relacional e ativo, realizado por uma instituição formadora e mediado pelos formadores (professores das disciplinas e o professor preceptor do local do estágio). Os desafios que se colocam são muitos, mas a formação docente no curso de Letras/Libras fortalece o reconhecimento das especificidades de aprendizagem do alunado surdo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Afluente: Revista de Letras e Linguística

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2525-3441


INDEXADORES:


http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/1301/1/azul.jpg

Resultado de imagem para latindex

 

 

  Resultado de imagem para livre revistas de livre acesso

 

VISITANTES MUNDIAIS DA AFLUENTE: REVISTA DE LETRAS E LINGUÍSTICA