A ABORDAGEM LITERÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM IMPERATRIZ DO MARANHÃO: Uma proposta de sequência didática.

Autores

Palavras-chave:

Abordagem comunicativa. Língua inglesa. Gêneros textuais. Letramento.

Resumo

Esta pesquisa surgiu pela a oportunidade de avaliar a aplicabilidade do livro Time to share nas turmas de 6º ano do ensino público, no município de Imperatriz, Maranhão. Considerada uma coleção problemática por professores atuantes, pela falta de ludicidade e pelo léxico complexo para a idade dos discentes, as atividades não contemplam à inúmeros critérios exigidos pelo PNLD, e, dessa forma, não contribuem para a abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa. Portanto, objetiva-se sugerir atividades complementares que utilizem gêneros textuais não encontrados no livro didático. Essa pesquisa, portanto, é classificada como qualitativa, obedecendo às quatro características destacadas por Merrian (1988), sendo estas, particularidade, pois focaliza-se em uma situação em particular; descrição, desde que é realizado o detalhamento da situação investigada; heurística, pois pretende-se elucidar o leitor quanto ao fenômeno estudado, e; indução, levando em consideração que os estudos de caso baseiam-se na lógica indutiva. A fundamentação teórica é baseada nos estudos de Balbinot e Richter (2001) e Schneider (2010) sobre abordagem comunicativa; Celani (2005), quanto à ética na pesquisa; Costa-Hübes (2005), no que se refere à concepção sociointeracionista da linguagem; Soares (2004), sobre letramento, e; Barroso (2011), quanto à gêneros textuais. Conclui-se, portanto, que há fragilidades no material adotado no munícipio, a coleção Time to share. Por exemplo, a abordagem comunicativa e o sociointeracionismo da linguagem não estão presentes nas unidades, diferente do que afirmam os autores. Como resultados, apresenta-se uma proposta de sequência didática para desenvolvimento da compreensão do poema Trees, do poema Joyce Kilmer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmine Sthefane Louro, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Mestranda em Teoria, Crítica e Comparatismo pela Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, UEMASUL. Desenvolveu projeto de Iniciação Científica, pela UEMA/UEMASUL, 2016/2017, na área de Historiografia Linguística; em 2017/2018, desenvolveu PIBIC na área de Letramento de Língua Inglesa; e, atualmente, desenvolve PIBIC na área de Semântica, pela UEMASUL.

Edna Sousa Cruz, UEMASUL

Doutora em Letras e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Docente da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, onde atua no curso de Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura. Tem experiência como docente na área de linguista aplicada ao ensino de língua inglesa. Nos trabalhos atuais tem investigado histórias de vida de professores/as de língua inglesa, e o livro didático do ensino fundamental desta área. Bolsista Fulbright/CAPES pelo programa PDPI (2013). Integra os grupos de pesquisas Narrativas, Experiências de Vida e Formação (UFT), o Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão, e o Grupo de Estudos Literários e Imagéticos, ambos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Autora do livro ?Eu era a Única Professora Negra na Escola de Inglês?: histórias de vida de professoras negras de Imperatriz-MA, publica capítulo de livro e artigos em periódicos nacionais na área da linguística aplicada ao ensino de língua inglesa com ênfase na formação de professores e relações étnicos raciais.

Referências

AGA, Gisele; MARTÍNEZ, Vicente. Time to share, 6. Saraiva: Saraiva, 2015.

BALBINOT, Márcio; RICHTER, Marcos Gustavo. A abordagem comunicativa na aquisição de língua escrita. Linguagem e Cidadania, Curitiba, v. 6, n. 1, p.1-3, 12 jan. 2001. Anual. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/lec/02_01/MarcioLC6.htm>. Acesso em: 22 jan. 2018.

BARROSO, T.. Gênero textual como objeto de ensino: uma proposta de didatização de gêneros do argumentar. Signum: Estudos da Linguagem, v. 14, p. 135-156, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: língua estrangeira moderna: espanhol (FNDE). Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016.

GEDOZ, Sueli; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Concepção sociointeracionista da linguagem:percurso histórico e contribuições para um novo olhar sobre o texto. Revista Trama (UNIOESTE), v. 8, p. 125-138, 2012.

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Reflexões teórico-metodológicas para o trabalho com os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa. In: V SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: o ensino em foco., 2009, Caxias do Sul - RS. Anais... SIGET. Caxias do Sul: UCS, 2009. v. 1.

JOUVE, Vicent. Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012.

CELANI, Maria Antonieta. Questões de ética em Linguística Aplicada. Linguagem & Ensino, São Paulo, v. 8, n. 1, 2005, p. 101-112.

MEIRELES, Adélia Deus; CUNHA, Djanira do Espírito Santo Lopes ; MACIEL, Emanoela Moreira . Estudo De Caso Na Pesquisa Qualitativa Em Educação: Uma Metodologia. In: VI Encontro De Pesquisa Em Educação, 2010, Teresina: Edufpi, 2010.

OLIVEIRA, Cristiano Lessa. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias (UNIOESTE), 2009.

SANTOS, Joel Rufino dos. Quem ama literatura não estuda literatura: ensaios indisciplinados. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

SCHNEIDER, Maria Nilse. Abordagens de ensino e aprendizagem de línguas: comunicativa e intercultural. Contingentia, Curitiba, v. 5, n. 1, p.1-6, 28 mar. 2010. Anual. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/contingentia/article/view/13321/7601>. Acesso em: 22 jan. 2018.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio, Porto Alegre, v. 8, p. 18-22, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Louro, Y. S., & Cruz, E. S. (2019). A ABORDAGEM LITERÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM IMPERATRIZ DO MARANHÃO: Uma proposta de sequência didática. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 4(13), 80–96. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11604

Edição

Seção

Estudos Linguísticos