QUESTÕES SOCIAIS COM RITMO E POESIA EM “A MÃO QUE APONTA”, DE KAROL CONKA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rogerio Batista de Sousa
  • Lucélia Saraiva de Abreu Lira

Resumo

Este trabalho tem como tema a leitura de “textos literários”, de forma mais específica, a leitura do gênero rap. O rap é uma vertente da cultura hip hop, um movimento que propõe uma ação de protesto político e social para o exercício da cidadania. Nesse caso, considerando o contexto social de duas turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental de escolas públicas; a primeira de Lago da Pedra-MA e a segunda de Miguel Alves-PI. Este trabalho tem como objetivo discutir os resultados da aplicação da sequência básica de Cosson (2016) para o rap “A mão que aponta”, de Karol Conka. Para alcançar esse objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica, de cunho qualitativo, com base nos estudos culturais no tocante à literatura periférica e no letramento literário. Assim, fundamenta-se principalmente nos seguintes autores: Souza (2011), Cevasco (2005), Motta; Balbino (2006) e Cosson (2016). Os resultados apontam a visão marginalizada que a maioria dos alunos possui sobre o rap. Além disso, apresentam dificuldades de compreensão ao inferir os significados presentes na letra. Por outro lado, os alunos que conhecem o gênero, conseguem reconhecer a crítica social e relacioná-la com a realidade vivenciada. Portanto, ressaltamos a importância de estudos que visem à leitura crítica e reflexiva de textos relacionados com a sociedade.

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Publicado

2019-06-16

Como Citar

DE SOUSA, Rogerio Batista; LIRA, Lucélia Saraiva de Abreu.
QUESTÕES SOCIAIS COM RITMO E POESIA EM “A MÃO QUE APONTA”, DE KAROL CONKA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 10, p. 175–193, 16 Jun 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 16 abr 2024.

Edição

Seção

Seção Livre