ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA COLEÇÃO ZIP FROM ZOG: UM PANORAMA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Antonio Ferreira da Silva Júnior, Juliana Pereira Rodrigues de Melo

Resumo


Sabe-se que a sala de aula de língua inglesa é um ambiente importante para a formação e (re)construção das identidades sociais dos alunos. Diante disso, este artigo visa refletir sobre o ensino de língua inglesa na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro a partir da implementação do Programa Rio Criança Global, no ano de 2010, e analisar a representação da temática étnico-racial em atividades didáticas da coleção Zip from Zog, adotada pela Secretaria Municipal de Educação para as turmas de Ensino Fundamental I. As questões discutidas pretendem contribuir para a percepção da importância da reflexão sobre raça/etnia na sala de aula de línguas adicionais, visando uma sociedade mais humana e igualitária. Esta reflexão de cunho bibliográfico propõe diálogos entre os documentos oficiais da educação e as Leis (BRASIL, 1998, 2003, 2008, 2013, 2017), a relação entre ensino de língua inglesa e questões étnico-raciais (FERREIRA, 2006, 2014; CAMARGO; FERREIRA, 2014), a construção de identidades sociais na aula de línguas (MOITA LOPES, 1996, 2002, 2005), o papel do livro didático de língua adicional (CAMARGO; FERREIRA, 2014; TÍLIO, 2008; SCHEYERL, 2012) e o papel político do professor (RAJAGOPALAN, 2003, 2006). O artigo propõe uma análise de atividades didáticas com o intuito de problematizar como a temática étnico-racial insere-se na coleção em questão. Após a etapa de análise, percebemos a necessidade no trato de tais questões na aula língua adicional e a contribuição da coleção para a desconstrução da branquitude como norma, mesmo não abordando a temática étnico-racial criticamente.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Afluente: Revista de Letras e Linguística

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2525-3441

                                                  

CONTROLE DE PLÁGIO


INDEXADORES:


Resultado de imagem para livre revistas de livre acesso

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/1301/1/azul.jpg

 

 

VISITANTES MUNDIAIS DA AFLUENTE: REVISTA DE LETRAS E LINGUÍSTICA