O ENTRELAÇAR DA MASCULINIDADE E FEMINILIDADE EM CONTOS DE MIA COUTO

Autores

  • Francisca Kellyane Cunha Pereira
  • Tércia Costa Valverde

Resumo

No presente estudo, buscamos investigar como ocorre a dissolução das dicotomias de gênero e a convergência de características masculinas e femininas, em personagens escolhidos de quatro contos de Mia Couto: A filha da solidão (1994), As lágrimas de Diamantinha (2001), O amante do comandante (2001) e Sapatos de tacão alto (2012). A linguagem, as narrativas e os mitos não descrevem coisas aleatórias, mas instituem as ideias e inventam as identidades, instituindo aquilo que é esperado para homens e mulheres. É relevante repensar as velhas categorias de masculinidade e feminilidade, na medida em que qualidades específicas de traços de personalidade são descritas como femininas ou masculinas, fazendo com que os sujeitos devam se desenvolver de acordo com essas regras. Aceitar a presença de aspectos femininos e masculinos, em um único indivíduo, faz com que possamos reconsiderar a flexibilidade de desempenho dos papeis sexuais. Utilizamos assim a investigação da fortuna literária de Mia Couto, que parece rebater preconceitos de gênero, classe e etnoculturais, centralizando os sujeitos marginalizados. Para tanto utilizou-se o arcabouço teórico de Fernanda Cavacas (2013), Phillip Rothwell (2015), Márcio Matiassi Cantarin (2010) e Ana Mafalda Leite (2013).

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Publicado

2019-06-16

Como Citar

Pereira, F. K. C., & Valverde, T. C. (2019). O ENTRELAÇAR DA MASCULINIDADE E FEMINILIDADE EM CONTOS DE MIA COUTO. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 4(10), 9–23. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11590

Edição

Seção

Seção Temática: HISTÓRIA, IDENTIDADE, CORPO E LITERATURA