VARIAÇÃO DE SENTIDO E HUMOR: UMA ANÁLISE DA AMBIGUIDADE LEXICAL EM MENSAGENS POSTADAS NO FACEBOOK

Autores

  • JORSONA RODRIGUES PESSOA ALMEIDA Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • NAZIOZÊNIO ANTONIO LACERDA Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Ambiguidade lexical, Polissemia e homonímia, Gênero discursivo facebook.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a ambiguidade lexical na linguagem do gênero discursivo facebook, especificamente em postagens na página “Português da Depressão”. A metodologia desta pesquisa consta de uma abordagem qualitativa e de um estudo bibliográfico, fundamentado em Cançado (2013), Ilari e Geraldi (2006), Hankamer e Aissen (1984),  Kempson (1977) e Marchuschi (2005), dentre outros estudiosos.  Aborda-se a temática da ambiguidade na ótica da semântica lexical mediante a investigação dos efeitos de sentido produzidos por itens lexicais polissêmicos e homônimos usados na linguagem de textos postados no facebook. Faz-se a análise da variação de sentido ocasionada pela presença da ambiguidade lexical em um corpus constituído de cinco postagens selecionadas na página do facebook denominada “Português da Depressão”. Os resultados da análise revelam que na ambiguidade lexical das mensagens do facebook há um predomínio dos termos lexicais polissêmicos, com uma ocorrência de 60% da polissemia e 40% da homonímia. Conclui-se que a ambiguidade lexical usada em postagens do gênero discursivo facebook não é um erro gramatical e nem uma inadequação da língua que acarreta ausência de clareza do conteúdo que os usuários intencionam comunicar, mas um fenômeno semântico que produz efeito de sentido e provoca humor no entendimento das mensagens.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JORSONA RODRIGUES PESSOA ALMEIDA, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e professora de língua portuguesa no ensino médio da rede pública estadual do Piauí.

NAZIOZÊNIO ANTONIO LACERDA, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Estudos Linguísticos - área de concentração: Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado na Coordenação de Letras Vernáculas.

Referências

ARAGÃO NETO, Magdiel M. A polissemia de acordo com o léxico gerativo. 2003 (Apresentação de Trabalho/Congresso). Revista Riscos: A Revista do Centro de Ciências da Comunicação e Artes. São Miguel do Oeste: Arcus, 2003, n. 6, p. 8-17.

BRÉAL, Michel. Ensaios de semântica. 2. ed. Campinas, SP: RG, 2008.

BIDERMAN, M.T.C. Polissemia versus homonímia. Anais do Seminário do Gel, XXXVIII, Franca: UniFran - União das Faculdades Francanas, 1991.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão. G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

______________. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2001.

CARVALHO, Nely de, Publicidade: a linguagem da sedução. 3. ed. São Paulo: Ática, 2006.

CANÇADO, Márcia. Manual de semântica: noções básicas e exercícios. São Paulo: Contexto, 2013.

DUBOIS, Jean. Dicionário de linguística. São Paulo: Cultrix. 1973.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 1997.

HANKAMER, Jorge & AISSEN, Judith. Ambiguidade. In: Enciclopedia Einaudi. Vol. 2. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984.

https://www.facebook.com/PortuguesDaDepressao/?ref=ts&fref=ts. Acesso em: 03 jan. 2017.

ILARI, Rodolfo; GERALDI, João Wanderley. Introdução à semântica. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006. (Série Princípios; 8).

KEMPSON, Ruth M. Teoria semântica. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

LYONS, Jonh. Lingua(gem) e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

MOURA, Heronides M. de. A determinação de sentidos lexicais no contexto. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), Campinas – SP, v. 16,p. 111-125,2001.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

PALMER, Frank. A semântica. Lisboa: Edições 70, 1986.

REHFELDT, G. K. Polissemia e campo semântico (estudo aplicado aos verbos de movimento). Porto Alegre: EDURGS/FAPA/FAPCCA, 1980.

ULLMANN, Stephen. Semântica: uma introdução à ciência do significado. Tradução J.A.O. Mateus. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

ALMEIDA, JORSONA RODRIGUES PESSOA; LACERDA, NAZIOZÊNIO ANTONIO.
VARIAÇÃO DE SENTIDO E HUMOR: UMA ANÁLISE DA AMBIGUIDADE LEXICAL EM MENSAGENS POSTADAS NO FACEBOOK
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 12, p. 168–190, 26 Set 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: ESTUDOS DO LÉXICO – PERSPECTIVAS