GÊNERO TOADA: UMA DEMOSTRAÇÃO E ANÁLISE DA NOMINALIZAÇÃO LEXICAL NA CANTIGA URROU DO BOI, DE COXINHO

Autores

  • Maria José José Nélo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
  • Nayara da Silva Queiroz DA SILVA QUEIROZ UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • GILVAN SANTOS GONÇALVES Santos Gonçalves Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Nominalização Lexical, Textualização, Lexicologia, Semântica.

Resumo

O presente artigo é parte de resultados de estudos realizados no grupo de pesquisa “Multimodalidade Textual e Ensino” da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, que tem como finalidade em uma de suas linhas de pesquisa estudar a prática de ensino e cultura e língua nas aulas de portuguesa. O objetivo deste estudo é tratar dos eventos culturais do Maranhão, por meio de enunciados linguísticos ocorrentes na toada de Bumba Meu Boi. Contemplam-se pela nominalização lexical o desdobramento da historicidade - entretenimento e crenças, cordialidade, religiosidade, identidade cultural e devoção em relação a várias interfaces teóricas, entre as quais, a textualização, a lexicologia, a semântica, a expressividade social e o individual. Importa, nessa discussão, reunir estudiosos e pesquisadores que contribuam e/ou interessem pelo tema com leituras fundantes para análise e discussões e representações das categorias exemplificadas nos resultados obtidos. A reflexão teórica se fundamenta nos trabalhos de ANTUNES ( 2012), AZEREDO ( 2018), BAGNO ( 2000), CASCUDO ( 2001), IPHAN-MA (2011), MARCUSCHI (2001), MARQUES (1999) dentre outros que contemplam estudos na relação entre língua, cultura e sociedade. É importante evidenciar ainda que este estudo é parcial, pois faz parte de uma pesquisa mais abrangente sobre a prática de ensino e cultura e língua nas aulas de português; por conseguinte a pesquisa dialoga com outras vozes, olhares. Abre-se, também, um leque de perspectivas para outros estudos sobre o funcionamento da linguagem oral, tão-usual nos folguedos e historicidades das festas juninas maranhenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José José Nélo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (1985), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente sou professora concursada na Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e na Universidade Estadual do Maranhão, lotada no Departamento de Letras desde 2004. Experiência na área de Linguística, com atuação no ensino de língua portuguesa como materna e estrangeira.

Nayara da Silva Queiroz DA SILVA QUEIROZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestranda em Ensino de Línguas pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/ RS. Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário do Maranhão (2008). Especialísta em Educação Especial, Inclusão e Libras, pela Faculdade Dom Bosco ( 2010).Atualmente, é Professora da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e da Universidade Estadual do Maranhão - Programa ENSINAR, com ênfase em Língua Inglesa. Pesquisadora e participante dos grupos de pesquisa Multimodalidade Textual e ensino; Núcleo de Estudos Literários da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Desenvolve estudos nas linhas de pesquisa da Descrição do Português e Ensino de Português para Falantes de outras Língua/ Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da Língua Portuguesa, Língua Inglesa e lexicologia.

GILVAN SANTOS GONÇALVES Santos Gonçalves, Universidade Estadual do Maranhão

Professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura no Centro Educacional Dom Orioni e Língua Portuguesa (Gramática e Produção Textual) no Instituto Educacional São José B.R.Ltda ( Colégio Novo Mundo)- Ensino Fundamental II. Graduando em Letras( Espanhol)- Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/ FAPEMA ( Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão) nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Referências

ANTUNES, Irandé. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

AZEREDO, José Carlos de. A linguística, o texto e o ensino da língua.1ed. São Paulo: Parábola, 2018.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Loyola, 2000.

CAMARA JR, J. M. Estrutura da Língua Portuguesa. 47 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1972.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Global, 2001.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão. Dossiê do registro como Patrimônio Cultural do Brasil / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. São Luís: Iphan/MA, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da Fala para a Escrita: atividades de Retextualização. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

MARQUES, Francisca Éster de Sá. Mídia e experiência estética na cultura popular: o caso do bumba-meu-boi. São Luís: Imprensa Universitária. 1999.

MELLO, Nelson Cunha. Conversando é que a gente se entende: dicionário de expressões coloquiais brasileiras. São Paulo: Leya, 2009.

OLIVEIRA, Ana Maria Pires de Oliveira; ISQUERDO, Aparecida Negri. (orgs.) As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. 2. ed. Campo Grande: UFMS, 2001.p. 09-11.

REIS, José Ribamar Sousa dos. Folguedos e danças juninas do Maranhão. São Luís: Gráfica Universitária/UFMA, 2008.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. 22. Ed. São Paulo: Cultrix, 2002.

VILELA, Mário. Estudos de Lexicologia do Português. Coimbra: Livraria Almedina, 1994.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

NÉLO, Maria José José; QUEIROZ, Nayara da Silva Queiroz DA SILVA; GONÇALVES, GILVAN SANTOS GONÇALVES Santos.
GÊNERO TOADA: UMA DEMOSTRAÇÃO E ANÁLISE DA NOMINALIZAÇÃO LEXICAL NA CANTIGA URROU DO BOI, DE COXINHO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 12, p. 87–103, 26 Set 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: ESTUDOS DO LÉXICO – PERSPECTIVAS